SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 26 de fevereiro de 2017

MÁRIO DE ANDRADE E O VALIOSO TEMPO DOS MADUROS


*Rangel Alves da Costa


Há um texto irretocável do poeta, escritor, folclorista, musicólogo e ensaísta brasileiro Mário de Andrade (1893-1945). Neste – e como se verá adiante – o nosso antropófago faz uma análise intimista das coisas que verdadeiramente faz bem à alma humana, a partir do instante em que se reconhece apenas um ser já mais vivido do que com tempo a viver.
Soa como um Sermão de humildade, compreensão e de amor às coisas verdadeiramente singelas. Ecoa como uma homilia onde o homem é mostrado como ser frágil que não deve ostentar honrarias por onde caminha. Sobressai-se como uma absoluta certeza: chega um tempo onde a essencialidade humana deve ser perante os pequenos afetos da vida e não ante os desafetos dessa mesma vida.
Por que não dizer ser o texto de Mário de Andrade um verdadeiro capítulo do Eclesiastes? Sim, por que nele está exposto que há um tempo pra tudo. Tempo de querer de fartar sem medida e um tempo de apreciar com avidez o pouquinho que se tem. Tempo de apenas viver sem se importar com as graças da alma humana e o tempo onde tudo o que se busca é a aproximação dessa lama humana.
Ou talvez uma canção de adeus às banalidades e necessário e urgente encontro com os grandes significados da vida. E quais seriam tais significados: viver de modo simples, ao lado de pessoas simples, falando a mesma voz simples do povo, sendo simplesmente simples. Um viver onde o maior prazer encontrado deva ser a alegria do convívio e não a mediocridade das aparências.
E ainda, o que Mário de Andrade deixa induvidoso é que nada soma ao viver humano o compartilhamento de sentimentos e instantes que não sejam realmente válidos. De nenhuma valia estar rodeado de pessoas afetadas pelos prestígios e lustros, de nenhuma valia conviver com os supérfluos que somente sugam as essencialidades da vida. No seu viver, o homem, principalmente aquele que já se sente com menos tempo de vida do que viveu, deve colher na simplicidade o alimento que ainda lhe resta.
Eis, enfim, o texto intitulado o “O valioso tempo dos maduros”:
“Contei meus anos e descobri que terei menos tempo para viver daqui para a frente do que já vivi até agora. Tenho muito mais passado do que futuro.
Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço.
 Já não tenho tempo para lidar com mediocridades. Não quero estar em reuniões onde desfilam egos inflamados. Inquieto-me com invejosos tentando destruir quem eles admiram, cobiçando seus lugares, talentos e sorte.
 Já não tenho tempo para conversas intermináveis, para discutir assuntos inúteis sobre vidas alheias que nem fazem parte da minha. Já não tenho tempo para administrar melindres de pessoas, que apesar da idade cronológica, são imaturos.
 Detesto fazer acareação de desafectos que brigaram pelo majestoso cargo de secretário geral do coral. ‘As pessoas não debatem conteúdos, apenas os rótulos’. Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa…
Sem muitas cerejas na bacia, quero viver ao lado de gente humana, muito humana; que sabe rir de seus tropeços, não se encanta com triunfos, não se considera eleita antes da hora, não foge de sua mortalidade.
 Caminhar perto de coisas e pessoas de verdade. O essencial faz a vida valer a pena. E para mim, basta o essencial!”.
Deveras, de encantar coração: “Sinto-me como aquele menino que recebeu uma bacia de cerejas. As primeiras, ele chupou displicente, mas percebendo que faltam poucas, rói o caroço”. “Já não tenho tempo de lidar com mediocridades”. “Meu tempo tornou-se escasso para debater rótulos, quero a essência, minha alma tem pressa…”.
Quantos pensam assim, quantos agem assim? Urge que o ser humano se reconheça assim antes que tenha, já na altura dos poucos anos que lhe resta, ter que entristecidamente reler aqueles versos do poema “Instantes”, de Nadine Stair: “Se eu pudesse novamente viver a minha vida, na próxima trataria de cometer mais erros. Não tentaria ser tão perfeito, relaxaria mais, seria mais tolo do que tenho sido. Na verdade, bem poucas coisas levaria a sério. Seria menos higiênico. Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios...”
Ou mesmo se afligiria tendo a canção Epitáfio, de Titãs, como espelho de seu instante: “Devia ter amado mais, ter chorado mais, ter visto o sol nascer. Devia ter arriscado mais, até errado mais, ter feito o que eu queria fazer. Queria ter aceitado as pessoas como elas são...”.
Os arrependimentos acima já haviam sido pensados por Mário de Andrade. Na vida, não vale a pena viver para depois se arrepender. Os instantes nos são dados para que, na humildade e simplicidade, todo o encanto possa ser fruído.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: