SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

VOCÊ ACREDITA EM DEUS?


*Rangel Alves da Costa


Você acredita em Deus? Não precisa responder agora. Aquele que acredita sequer precisa responder. Mas de qualquer forma, crer em Deus, na sua existência, na sua força e no seu poder, poderá ser comprovado a cada instante a cada passo. Aliás, no passo certo se tem a presença de Deus, no passo em falso clama-se pela presença de Deus.
E você, acredita em Deus?
Ninguém é obrigado a ter crença, religião ou seguir qualquer tipo de credo. Ninguém é obrigado a orar, a seguir os ensinamentos sagrados, a frequentar templos ou confessionários. Ninguém é obrigado acender velas perante altares nem participar de ritos eucarísticos. Ninguém é obrigado acreditar em Deus.
Mas você acredita em Deus?
Seu coração pode ser pedra, seus sentimentos de ferro, sua palavra de diamante, mas nada tão endurecido que não se curve até a certeza da existência de Deus. Mesmo que jure que não, mesmo que desdenhe da fé, mesmo que pregue o ateísmo, ainda assim você terá Deus como verdade no seu coração. Ora, você não vive sem Deus.
Então, você acredita em Deus?
A quem você procura quando a angústia recai sobre seu espírito? A quem você roga quando necessita resolver um problema urgente? A quem você implora quando sua vida corre perigo ou quando tudo já não parece como solução? A quem você se lança em promessas quando a sua aparente força já não consegue resolver os problemas que se acumulam?
Então, você acredita em Deus?
Mesmo não acreditando, você acredita em Deus. Por que seu olhar maravilhado ante as mais belas coisas da vida? De repente, você se indaga o porquê da perfeição na natureza, na paisagem encantadora, na revoada de passarinhos, na flor que surge entre a secura da terra, nos espaços e nas nuvens que passam como Salmos ao olhar. E então você novamente se indaga: quem a tudo criou com tamanha beleza e perfeição?
Então, você acredita em Deus?
Mesmo o Deus do acaso, ou aquele Deus somente lembrando por você em determinadas situações, ainda assim é aquele Deus de sua crença. Mesmo que só mencione o seu nome quando se vê diante do abismo ou quando o inesperado surge para atormentar, outro nome você não busca senão o de Deus. Diante do medo, da aflição, do tormento, somente o nome de Deus é lembrado.
Então, você acredita em Deus?
Tristes noites de sofrimentos e solidão, quando nem o remédio nem a bebida conseguem aplacar as dores da alma, e de repente se lembra daquilo que o padre falou: converse com Deus e logo retomará seu conforto! No entorpecimento do ser e na escuridão dos sentidos, de repente os olhos avistam uma imagem que mantém serenidade mesmo sangrando em cima da cruz e tendo à cabeça uma coroa de espinhos.
Então, você acredita em Deus?
Não são somente as velhas beatas, os crentes, os devotos e os religiosos que procuram seu Deus. Deus está presente naquele que nunca foi à igreja. Deus está presente naquele que nunca foi batizado nem jamais se confessou. Deus está presente naquele que nunca leu uma linha sequer da Bíblia ou saiba o que seja um Salmo ou um Evangelho. Deus está presente mesmo naquele que não crê na existência de Deus. Mas por quê? Simplesmente por que Deus é silenciosa e ocultamente chamado, sempre.
Então, você acredita em Deus?
Deus é por você chamado, invocado, desejado, a todo instante da vida. Na esperança, Deus para torná-la realidade. No objetivo de vida, Deus para dar forças e proteger os seus passos. Na certeza da conquista, uma fé nascida de e em Deus. E quando lhe vem a mente a certeza que sozinho não conseguirá vencer as adversidades do mundo, então a quem chama como auxílio e segurança? Deus, sempre Deus.
Então, você acredita em Deus?
O ateu é daquelas pessoas que mais acreditam em Deus. Não há verdade maior. Todo o seu esforço de negação, toda a sua luta para dizer que Deus não existe, é precisamente a confirmação de sua existência. Ao negar a existência de Deus, mas ao mesmo tempo não encontrar respostas para tamanho poder de criação, então o ateu se curva ante sua descrença para confirmar a crença em Deus.
Então, você acredita em Deus?
Eu nada seria sem a sua presença em mim. Não é um Deus de igreja nem de qualquer religião. O meu Deus está agora sentado no templo do meu coração. O meu Deus está agora me abrindo a porta e dizendo vá. O meu Deus logo é avistado ao longe e em todo lugar, e sempre antecede a mim onde eu deva chegar. E chego sempre bem por que não fui sozinho. E nem sozinho jamais estarei.
E você, acredita em Deus?


Escritor
Membro da Academia de Letras de Aracaju
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: