SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 30 de abril de 2017

A BALEIA AZUL DOS GOVERNANTES


*Rangel Alves da Costa


A greve dessa última sexta-feira, mesmo não tendo sido uma explícita manifestação do descontentamento do povo ante as últimas medidas governamentais, e sim uma tentativa político-partidária, de viés esquerdista, para desqualificar o governante-mor e ao mesmo tempo fazer ressurgir o grito de uma oposição combalida pelos fatos, ao menos serviu para mostrar que parte da população continua acordada acima do berço esplêndido de alguns.
Os que saíram às ruas com seus gritos e bandeiras - e muitos destes como vorazes e fanatizados incendiários -, tomaram as vias públicas como se fugindo estivessem de um terrível monstro marinho. Como que escapando das procelas, dos dragões, das temeridades do mar, buscavam a todo custo alcançar a praia para a salvação. Ou seria com medo da tão propalada baleia azul? Aquela mesma deixando as redes sociais e avançando por terra para devorar todo mundo.
Não. A população que saiu às ruas e toda a população brasileira jamais deveriam temer os perigos trazidos pela baleia azul, pois com ela pactua através do voto. Aliás, a baleia azul do jogo virtual, ainda que provoque vítimas por onde avança, é muito menos perigosa que outro tipo de cetáceo de monstruosidade assustadora: a baleia azul dos governantes. Esta vem, desde muito tempo, avançando do mar planaltino e outros mares para impiedosamente dilacerar a população brasileira.
Sem atentar para o fato de que essa outra espécie de baleia é a que realmente vem destroçando a população brasileira, eis que de repente a sociedade se assusta, entra em polvorosa com o jogo mortal da baleia azul. Com efeito, essa praga tecnológica vem se disseminando pelo mundo inteiro e espalhando pânico entre as famílias, professores, psicólogos e tudo o mais. Tudo por causa dos efeitos nocivos que tal jogo vem provocando entre os jovens, com mutilações e até suicídios.
No entanto, o sinistro jogo já é um velho conhecido das famílias brasileiras. Não como o jogado pelas redes sociais, onde a cada participante são dadas tarefas a serem cumpridas e cada uma mais espantosa que a outra. Numa tarefa, o jogador tem que se autoflagelar para seguir adiante, na outra tem que se automutilar, para, enfim, receber a tarefa final: praticar suicídio. Muito parecido com o jogo que vem sendo desde muito imposto ao brasileiro.
Ora, não seria de se imaginar que a reforma da previdência é uma baleia azul imposta de goela abaixo pelo governo federal, aonde o trabalhador vai se mutilando, se flagelando aos poucos, para depois saber que talvez nunca se aposente? O trabalho de tantos anos e a desesperança de não poder aproveitar algum tempo de vida para descansar, não se tornam em verdadeiro suicídio? Eis o jogo: a pessoa trabalha e contribui, já cansada de tanto trabalhar para contribuir, ainda assim é exigido que envelheça perto da morte para se aposentar. Quanto o jogo termina a pessoa já se foi.
A reforma trabalhista não seria uma feroz e assassina baleia azul? Cogitando-se até mesmo com o fim da Justiça do Trabalho, refúgio último do trabalhador ante as explorações do empregador, é como se jogasse o hipossuficiente ao mar e diretamente na boca do monstro. Fragilizando e retirando direitos do trabalhador, terceirizando os sonhos e as esperanças de tantos, colocando os acordos entre as partes fortes e frágeis acima da lei trabalhista (CLT), enfraquecendo a sindicalização e organização coletiva, nada se faz além de engordar o monstro empresarial e enfraquecer ainda mais a já combalida e sempre desrespeitada classe trabalhadora.
A baleia azul brasileira jamais perdoou a população, principalmente a mais carente. Ao abrir sua boca, ao arreganhar seus dentes afiados, logo surgem aumentos de impostos, de tarifas de água e energia elétrica, de remédios, da cesta básica, de tudo. E de boca aberta está nas portas dos hospitais, nas filas desrespeitosas e no atendimento do serviço público, na crescente falta de segurança pública e no assustador aumento dos índices de criminalidade e violência. Que baleia mais voraz é essa que sequer dá um aumento digno de salário-mínimo, e o que dá logo retira através da diminuição do poder aquisitivo da população.
É esta, pois, a baleia azul dos governantes, a mesma - marcada na pele, mas nem sempre reconhecida por todos - que sempre esteve devastando a sociedade brasileira. Como no jogo mortal das redes sociais, age como num percurso de fragilização até chegar ao depauperamento total. Parece mesmo que a intenção governamental com suas políticas de fragilização social, de retirada de direitos e contumazes aumentos da carga tributária, é mesmo ir retirando o poder de sustentação vital de um povo. E muitas vezes provocando o extremo de pais de famílias e empresários tentarem contra a própria vida pela insustentabilidade da sobrevivência.
A baleia azul virtual pode ser combatida com a negativa do jogo. Mas o que fazer ante a baleia azul governamental? Também não mais jogar o jogo deles. Ou seja, dizer não aos monstros que surgem dos mares como salvadores da pátria.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: