SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 6 de abril de 2017

Palavra Solta - a oculta e estranha mão que balança a rede


*Rangel Alves da Costa


Quem já dormiu de rede, principalmente nas regiões interioranas distantes, em casas velhas, sem energia elétrica ou candeeiro aceso, certamente que já sentiu a rede balançar sozinha e não saber o porquê do balanço nem sobre quem faz tal balançado. Dizem que é coisa do outro mundo, alma penada, pessoas da casa que já partiram e de repente voltam para balançar a rede dos estranhos que se apossem da sala ou da varanda da casa para uma noite de sono. Mas não é apenas um balaçadozinho não, mas um balanço tal que mais parece que a rede vai desabar, que vai despencar do armador com a pessoa e tudo e para longe, dado a velocidade do balanço. Sobre isso, ontem mesmo escrevi no facebook: “Só durmo de rede, desde meninote só anoiteço, adormeço e amanheço na rede. Mas um dia, lá na Santa Rita do meu avô, uma mão oculta e desconhecida balançou a rede de quase me derrubar. Por isso que tanto rezo para nenhuma força oculta balançar minha rede nem atravessar meu caminho. Por isso que só anoiteço e amanheço com a força de Deus!”. “Já um primo meu fez o seguinte comentário: Já peguei uns balanços, cobri os olhos com um lençol, falei para quem estava balançando pode derrubar, mas não olho de jeito nenhum. Eu estava só a casa toda trancada e não tinha energia. Balançou que parecia que a rede e pular do armador, quando viu que eu não abria os olhos para olhar parou. Eu tive o pressentimento que era coisa do outro mundo, mais não tive coragem de olhar”. Assim os misteriosos balanços de rede nas noites escuras. Mas nada de lenda ou conversa fiada. Tudo verdade.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: