SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 14 de abril de 2017

LOBISOMENS E OUTROS BICHOS DA SEMANA SANTA


*Rangel Alves da Costa


A Sexta-Feira é santa e de penitências, rezas e vigílias. Desde a quarta-feira que fiéis se envolvem com os mistérios sagrados da data. Mas também lugar para outros mistérios menos religiosos e sempre assustadores. É o período do surgimento em maior monta de fogos-corredores, da mula-sem-cabeça e de lobisomens assustadores e torturados pelo destino do retorno a cada quaresma.
Durante o período quaresmal é como se as noites ficassem mais medonhas, mais assustadoras, mais tenebrosas. Os bichos tomam forma e ressurgem dos escondidos escurecidos, pelos quintais, nas frestas dos labirintos e por todo lugar. Os uivos se intensificam, os ganidos também. As galinhas se espantam em polvorosa, os bichos de cria são sangrados e comidos. E logo se diz que os bichos estão correndo soltos para pagar seus pecados, pois humanos transmudados em feras ou aparições que sempre contam histórias de vidas passadas.
Mas antes mesmo da quarta-feira de cinzas outras monstruosidades começaram a amedrontar por todas as regiões. O monstro do preço, da carestia absurda dos alimentos próprios da data. Verdadeiramente absurdo o que se cobra por um quilo de bacalhau de baixa qualidade e procedência duvidosa. No mínimo setenta reais. Os outros pescados não ficam atrás. Não se paga menos de quarenta reais por um quilo de surubim, vermelha ou qualquer peixe grande de água doce. O coco ralado, pequeno, que estava por quatro reais, logo passou a sete. Batatinha, coentro, azeite, tomate, tudo vendido a preço que chega a ser uma afronta ao bolso assalariado.
Quem é apreciador de camarão e resolveu adquiri-lo, certamente chegou perto de enfartar, de ter um chilique na hora. Um quilo de camarão pequeno não custa menos que cinquenta reais, setenta dos médios e chegando a cem dos grandes. Não é menos do que isso um quilo de pitu de água doce. Com razão, um amigo sempre repete que não se conforma de jeito nenhum com o preço cobrado pelo pescado. E justifica: porco, gado e bode, que demandam alto custo na criação, suas carnes são vendidas a preços baratos demais com relação ao pescado. E pelo que sabe nenhum peixe ou camarão é criado em pasto durante anos e provocando constantes despesas ao criador.
Voltando aos outros temores da Semana Santa, verdade se diga que as preces não se voltam apenas aos reverenciamentos sagrados. Muitas mãos se juntam, muitos joelhos se dobram, muitas bocas murmuram, rogando a Deus para não serem avistados nem alcançados pelos olhos vermelhos, dentes afiados e cabeças flamejantes, dos seres assustadores que vagam nas escuridões dos quintais, nas estradas, próximos aos cemitérios. Aqueles que já tiveram a desdita de se deparar com os bichos da quaresma afirmam que não é nada religioso estar diante de um pecador voltado do outro mundo num corpo de bicho afogueado.
Os relatos de avistamento de lobisomens e mulas-sem-cabeça sempre se acentuam quando tem início a quaresma, e por quarenta dias permanece o medo desenfreado. Contudo, são nos três dias da Semana Santa que as estripulias acontecem mais. E da quinta para a sexta então. Correrá sério risco aquele que se arriscar a caminhar sozinho pela noite ou madrugada, ainda que se diga que tais bichos só fazem assustar sem cometer qualquer mal contra a pessoa. Mas um susto “assustador” possui consequências terríveis, e muita gente já se perdeu pela mata depois de uma carreira no meio da escuridão.
Conheço um sertanejo que enlouqueceu depois de avistar no quintal um lobisomem que até falava. E falando disse o seu nome, e outro não era senão o safado do sacerdote que ao bater as botas deixou mais de dez filhos espalhados pela paróquia. Depois de morrer retornou como lobisomem para pagar seus pecados. Já outro, com praga rogada pela própria mãe cansada de apanhar do filho ruim, voltava como fogo-corredor. Era avistado correndo pelos quintais e caminhos com corpo de jumento e labaredas de fogo no lugar da cabeça. Muita famosa é a história do ladrão de santos que reaparece como dragão rogando a São Jorge pela salvação.
Assim, depois do anoitecer da quinta-feira e se prolongando até o alvorecer da aleluia, muitas povoações interioranas se tomam em verdadeiro apavoramento. Fruto de um medo que vem de longe, das primeiras raízes das gerações, desde crianças a idosos, todos acreditam na ronda noturna – e até durante as sombras do dia – das almas penadas que voltam na forma de bichos assustadores. Conheço muita gente que certamente terá a mesma sina desse pavoroso retorno. E até na cidade grande, no negrume velado dos dias. É um mundo de lobisomens.
Um mundo de lobisomens e seus pecados terrenos. Quantos bichos travestidos de gente e quantos lobisomens com a mente em sofrimento a cada noite de lua grande. Eis que o peso da consciência afogueia mais que a cabeça de fogo-corredor.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: