SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 28 de novembro de 2010

O ROUBO DO SORRISO DA MENINA – 14 (Conto)

O ROUBO DO SORRISO DA MENINA – 14

Rangel Alves da Costa*


Estrela-de-fogo parecia realmente da mesma categoria dos Sherlock Holmes e Hercule Poirot das novelas fictícias. Mesmo que ainda desconhecida pela maioria dos jardins, parecia possuir todas as características de uma eficiente planta detetive. Nome imponente tinha: Crocosmia crocosmiiflora, a famosa estrela-de-fogo.
À primeira vista contava com as seguintes características essenciais próprias dos investigadores da vida jardineira: paciência, como forma de manter o equilíbrio e não perder a calma diante das situações mais imprevisíveis que ocorriam ali; intuição para buscar nos pequenos fatos uma lógica de conjunto; coragem, no sentido de não se deixar amedrontar pelas plantas, bichos e flores mais antigas e petulantes; e, acima de tudo, distância das fofocas, das intrigas pessoais, das amizades em demasia e das traições através das palavras.
Mesmo com pouco tempo no lugar já havia percebido muita coisa estranha, muitos fatos que não deveriam ser esquecidos ou descartados logo após os acontecimentos. Tudo eram detalhes que se juntariam na colcha de retalhos investigativa. Muitas coisas já exigiam explicações mais detalhadas, mais apuradas, mais aprofundadas.
Precisava saber, por exemplo, por que o jardineiro nunca havia sido comentado como um dos possíveis assassinos das rosas. Não seria demasiadamente estranho que ele pudesse tê-las matado, principalmente porque o jardineiro é sempre cúmplice de tudo que há e acontece no jardim e bem que podia ter algumas diferenças com as vítimas. Ele não estava acima de qualquer suspeita. Deveria sim, ser incluído no rol dos investigados.
Nada passaria distante ou despercebido ao seu olhar, nem o passarinho que pousava no galho mais alto, nem o beija-flor com suas preferências de flores para beijar, nem o coelhinho que todos achavam que vivia enfurnado, mas que dificilmente era encontrado na toca. Por que tantas plantas e bichos possuem hábitos noturnos? Não somente noturnos, mas também muitos suspeitos. Olhava com atenção a tudo, não deixava nem o vento fazer piruetas sem ter um olhar crítico ao seu lado.
Achava estranho que muitas espécies não queriam falar de jeito nenhum sobre aquele lamentável incidente, fazendo de tudo para mudar de assunto, baixando a cabeça desconfiadas ou simplesmente fazendo parecer que não lembravam de coisíssima alguma; enquanto outras falavam até demais, procuravam remexer nos entulhos do fatos, apontar evidências, mas sempre para jogar certas suposições pelo ar, e logicamente inocentando-se de tudo.
Aliás, a estrela-de-fogo já havia percebido que aquele jardim era praticamente uma terra de anjos, de inocentes, de espécies que jamais erraram em coisa alguma ou cometeram atos ilícitos. Um poço de castidade, tentavam sempre passar a ideia de que jamais seriam capazes de matar um mosquito. Somente tais aspectos já faziam com que desconfiasse de todos ao mesmo tempo.
Com relação às flores a situação era um pouco diferente, pois trazia consigo relatórios detalhados sobre a vida de cada uma. Por exemplo, sobre as hortênsias nos seus escritos constava o seguinte:
"Hortênsia – Hydrangea. Classificação científica: do reino plantae, da divisão magnoliophyta, da classe magnoliopsida, da ordem cornales, da família das hydrangeaceae, do gênero hydrangea.
Descrição: A Hortênsia ou Hydrangea é um arbusto arredondado com folhas caducas e serrilhadas de tons verde escuro ou claro, que se dispõem ao longo do ramo em posições alternadas. As flores das variedades mais comuns dispõem-se em cachos em forma de bolas. Há muitas variedades e também muitos híbridos.Gosta de solo rico, solto, úmido, mas bem drenado. Nos Verões quentes, floresce bem em locais ao sol ou parcialmente à sombra. Com sol direto as folhas ficam com um aspecto murcho, mesmo que tenha sido regada a pouco tempo, por essa razão nestes locais o aspecto da planta é sempre melhor ao fim do dia. As hortênsias possuem um princípio ativo, o glicosídeo cianogênico, hidrangina, que as torna venenosas. Este veneno causa cianose, convulsões, dor abdominal, flacidez muscular, letargia, vômitos e coma".
Sobre a margarida constava:
"Margarida é o nome popular comum a uma grande variedade de plantas. É qualquer planta do gênero Bellis, da família das Compostas, das quais se destacam Bellis perennis, bonina ou Bela-margarida, Coreopsis lanceolata, margarida silvestre ou margaridinha-amarela e Callistephus chinensis ou Rainha-margarida.Essas flores são caracterizadas por possuirem minusculas florescencias amarelas no centro com pétalas brancas, mas podem aparecer em outras cores. É uma das flores mais populares dos jardins, pertencente à família Asteraceae, e, portanto, parente dos girassóis, crisântemos, entre outras, não é uma só flor, mas a reunião de muitas flores, que se desenvolvem de forma diferente e cada uma com função específica. A margarida é uma flor delicada, inocente, e frágil. Porém, ela consegue sobreviver e persistir nos lugares mais inesperados. Por isso ela é considerada uma flor invasora em muitos lugares".
Sobre o crisântemo:
"Chrysanthemum, de nome vulgar crisântemo, é um gênero botânico pertencente à família Asteraceae. Em grego, crisântemo significa "flor de ouro". Classificação científica: É do reino plantae, da divisão magnoliophyta, da classe magnoliopsida, da ordem das asterales, da família asteraceae (compositae). É uma planta de dia curto, florescendo naturalmente no inverno. Possui muitos tipos e cores, e exige alguns cuidados especiais de irrigação e luminosidade. é uma flor com estilo campestre, como as outras plantas desta mesma família, no entanto, existem variedades com aparência muito majestosa. Simbologia: Essas flores representam a proteção, a esperança e a compreensão dos limites da vida. Enquanto alguns a utilizam como consolo para a perda de alguém querido, outros cultivam o hábito de brindar a vida e saúde com uma pétala de Crisântemo no fundo da taça".
Todas as demais espécies ali do jardim também estavam devidamente descritas nos arquivos da estrela-de-fogo. Precisa ter em mãos esse trabalho descritivo para conhecer a fundo a personalidade e o comportamento daqueles que se diziam e mostravam inocentes demais. Por trás da inocência poderiam estar escondidos os erros e a culpa.


continua...




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: