SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 16 de fevereiro de 2020

Palavra Solta - o santo e o rio



*Rangel Alves da Costa


Rio Velho, Velho Chico... São Francisco, o santo, andejava pelos campos conversando com a natureza, tecendo sermões de amor e fraternidade, fazendo votos de pobreza material e de riqueza espiritual. São Francisco, o rio, percorre os caminhos nordestinos e sertanejos, vai alargando seu passo entre serras e montes, deitando em cada pedaço de margem sua benção a um povo que praticamente nasceu de suas entranhas. O santo e o se comungam assim: pelos diálogos e afetos com a natureza e povo. E a mesma Oração de São Francisco, transformada segundo os desejos do coração, serviria para os dois: “Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ribeirinho, que eu leve o esperança. Onde houver miséria, que eu leve o pão. Onde houver desalento, que eu leve a alegria. Onde houver ameaça, que eu leve a força da luta. Onde houver devastação humana, que eu leve o renascimento da natureza. Onde houver abandono, que eu leve a presença e o abraço. Onde houver uma triste canoa, que eu leve um sopro de vida boa. Onde houver um ribeirinho, que eu esteja presente. Ó mestre, fazei que eu procure mais amar o rio e o seu, do que apenas chegar onde está o rio e o seu povo. Compreender a natureza e respeitá-la como a mim mesmo. Ser um do rio mesmo sem ser ribeirinho. Doar-me, de corpo e alma, viver a vida ribeira nas minhas entranhas. Pois, é se doando que se recebe É venerando que se mostra o respeito. E nunca deixar o rio morrer, e que vida viva tenha para o sempre eterno”.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: