SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 2 de setembro de 2014

PALAVRAS SILENCIOSAS – 719


Rangel Alves da Costa*


“Tudo me faz lembrar...”.
“Mas nenhuma lembrança...”.
“É maior que a saudade...”.
“Saudade de minha mãe...”.
“Saudade de meu pai...”.
“Saudade de meus avôs...”.
“Saudade de minhas avós...”.
“Todos já partiram...”.
“Agora somente saudades...”.
“E a roupa ainda no varal...”.
“O bolo cheirando a gostosura...”.
“O aroma do café torrado...”.
“O bule exalando encanto...”.
“O doce de leite...”.
“O cuscuz ralado...”.
“A manteiga da terra com ovos de capoeira...”.
“As velhas canções...”.
“Comida temperada e saborosa...”.
“Panelada de capão gordo...”.
“Cozido de carne fresca...”.
“Suco do pomar...”.
“Queijo da fazenda...”.
“Minha mãe cozinhava...”.
“Lavava e passava...”.
“Fazia pão e batia o café...”.
“Mexia a panelada de doce de leite...”.
“Fazia cocada mexida...”.
“Enchia a moringa d’água...”.
“Depois sentava na cadeira de balanço...”.
“Meu pai era do mundo...”.
“Era de todo lugar...”.
“Do banco da praça...”.
“De chinelo no pé...”.
“Da conversa matuta...”.
“Do proseado sobre tudo...”.
“Depois escrevia tudo...”.
“E surgia uma história bonita...”.
“De cangaceiros e volantes...”.
“De fanáticos e retirantes...”.
“De coronéis e jagunços...”.
“Assim também minhas raízes...”.
“Tudo do barro da terra...”.
“Tudo de raiz e de tronco...”.
“Sertão na face e feição...”.
“Por isso mesmo que nasci assim...”.
“Apenas sertanejo...”.
“Amigo de calango e preá...”.
“Apaixonado pela lua...”.
“Amigo do sol...”.
“E saudoso de tudo...”.
“Principalmente do meu sertão...”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: