SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 2 de março de 2015

PALAVRAS SILENCIOSAS – 900


Rangel Alves da Costa*


“Sim, minha cara senhora...”.
“Este mundo não é o meu...”.
“Vê-me assim adornado...”.
“Cheio de etiquetas...”.
“Tocando no cálice com delicadeza...”.
“Mas tudo isso me enoja...”.
“Verdadeiramente não nasci...”.
“Para palácios e brasões...”.
“Para as valsas nos grandes salões...”.
“Nada disso me faz bem, minha cara senhora...”.
“Todas estas roupas pesadas...”.
“Este andar flutuante...”.
“Esta falsa cordialidade com todos...”.
“São apenas fingimentos...”.
“Apenas figurações forjadas...”.
“De alguém que pensa diferente...”.
“Que vive outra realidade, minha cara senhora...”.
“Veja adiante os camponeses...”.
“As famílias pobres nas suas choupanas...”.
“Outros colhendo o nada restante nos campos...”.
“Todos sofridos e amargurados...”.
“Submissos e amargurados por causa de um rei...”.
“Um rei covarde e cruel...”.
“Um rei abjeto e imprestável...”.
“Um rei que sem a coroa, minha cara senhora...”.
“Nem serviria aos lagartos do calabouço...”.
“E este rei, minha cara senhora...”.
“É teu pai...”.
“Este rei cruel é teu pai...”.
“E jamais diria a outra pessoa...”.
“Senão a ti, pois em ti confio...”.
“E também para que saiba...”.
“Qual tipo de homem que sou...”.
“O que penso e o que desejo...”.
“Mas com isto, minha cara senhora...”.
“Não pense que tendo tua mão...”.
“Serias transformada em aldeã...”.
“Em camponesa debaixo do sol e da chuva...”.
“Ainda que sejam as pessoas mais dignas...”.
“Que possam existir...”.
“Mas apenas para que seja uma mulher...”.
“Uma mulher comum...”.
“Que jamais precisará ser filha de rei...”.
“Ou ostentar as insígnias de princesa...”.
“Para ser uma deusa...”.
“No reino da humildade...”.
“Que está em nossos corações...”.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: