SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 5 de março de 2015

QUANDO AS ONDAS SILENCIAM


Rangel Alves da Costa*


A vida não é o instante. O agora já será diferente adiante. O amanhecer ensolarado não significa um dia azul, brilhoso, festivo pelos raios solares. As nuvens escondem segredos e a qualquer momento tudo pode mudar. E depois da chuva o sol, e depois do sol as sombras da noite, e após o negrume o marrom-amarelado das madrugadas para tudo novamente acontecer. As ondas que mansamente chegam ao cais sempre retornam num empuxo mais forte.
Quem dera se tudo fosse previsível, para acontecer segundo o desejado. O pescador pega sua tarrafa, seu anzol ou sua rede, seu cesto e uma velha canção das águas, e depois vai buscar a quantidade de peixes que quiser, como se conhecesse o rio a partir das águas que silenciam ao molhar a beirada da pedra do cais. Conhecedor daqueles mistérios e daquelas profundezas, ele sabe que nunca acontece assim. E sabe também que será preciso arriscar, esperar e esperar, e ainda assim sem certeza de pescar ao menos para o alimento do dia.
Conhecer o possível e o impossível é conhecer os mistérios da vida. É entre o ser e o talvez que tudo transita e acontece. É preciso muita tenacidade para avistar o horizonte. Mesmo com a continuidade do tempo ruim, carregado de assustadoras surpresas, tomado de espantos e absurdos, é possível avistar adiante, lá pelas lonjuras de onde o olhar alcança ou o pensamento chega, ventos mansamente soprando outras realidades. Talvez uma brisa perfumada trazendo consigo o dom das possíveis transformações.
A vida não é de brisa contínua nem de tempestades. O mundo não é apenas de calmarias nem de tormentas. A estrada não é feita somente de espinhos e tampouco de flores. O viver é entre caminhos longos, abertos, visíveis, e curvas e labirintos perigosos, espantos e surpresas. Por isso mesmo é preciso compreender o viver para que a desesperança não tome o lugar da possível realização, pois, como diz o Eclesiastes, há um tempo para tudo sobre a terra.
Como disse o poeta da palavra escrita nas pedras lavadas do cais, eis que chega o momento de puxar redes tomadas de cardumes das outras pescarias infrutíferas. Nem todo dia é dia de pesca, nem sempre os peixes avançam naquela direção. Muito tempo perdido na espera do borbulhar das águas, até que tudo parece se transformar adiante e o nada ser transmudado em fartura.
Eis o poder da insistência no sonho bom, da perseverança em alcançar objetivos. O homem padeceu, sofreu, esperou, mas acreditou no poder de sua rede e a lançou novamente. Não quis o milagre imediato, não mais desesperou a cada instante, apenas esperou. Tinha fé, mas compreendia a possibilidade de não conseguir.
Não seria o fim de tudo se não conseguisse ainda daquela vez. Novamente lançaria a rede. Mais uma, mais tantas vezes fosse necessário acreditar que tudo poderia mudar de repente. E por agir assim, querer demais sem desesperar, é que seus olhos e seu coração sorriram quando viram as águas se agitarem, a rede se balançar e depois amainar em serenidade. A fartura estava garantida.
Nem tudo é tempestade, vendaval, tempo ruim, temporal. Chega o momento da ternura do tempo, do silêncio das ondas, da calmaria, do voo sereno da gaivota. O homem, que tantas vezes se viu desesperado na beira do cais, que tantas vezes desacreditou noutra rede boa, achou por bem persistir na sua fé e mais uma vez lançar suas esperanças naquelas águas.
O homem vive, assim, num mar de dúvidas, de tristezas, angústias e aflições. Não que desacredite totalmente na possibilidade de conquistas e realizações, mas pelas águas da vida sempre agitadas e duvidosas demais de sua oferta. Mas há um instante que as ondas silenciam e o azul parece um manto bordado com fios brancos de paz. E quando as ondas silenciam chamam o homem ao deleite do merecido, da boa pesca, da bonança, ainda que mais tarde as águas estejam revoltosas novamente. Porque como as ondas, a vida rapidamente se modifica.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: