SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 30 de abril de 2016

A IGREJA NUNCA FOI SANTA


*Rangel Alves da Costa


Desde os seus primórdios que a Igreja vem sendo perdoada nos seus erros, nos seus abusos, na sua cumplicidade e conivência. Quando não totalmente perdoada, simplesmente tratada com um respeito não proporcional aos agravos cometidos. Trata-se de uma instituição e não de um céu, trata-se de uma entidade formada por pessoas e não por anjos e santos. As divindades que lhes servem de escudo certamente não comungariam com algumas de suas práticas. Oremos.
A História testemunha o quanto a Igreja impôs, perseguiu e matou. É a guardiã dos ensinamentos sagrados sobre a terra, mas tantas vezes se distanciou da santidade quando o assunto era a defesa de seus próprios interesses e de seus comandantes. A Santa Inquisição e As Cruzadas, dentre outros acontecidos, não deixam mentir. Em nome e por ordem da Igreja muita vida foi ceifada por navalha afiada e muita gente abrasou na fogueira inquisitorial. Existe o mal em nome da boa causa?
Quantas e quantas vezes a Igreja vendeu, por valores inestimáveis, seu assento papal a integrantes de famílias romanas? Alguns papas, mesmo sem jamais terem sido sequer coroinhas, simplesmente foram levados ao altar de Pedro. E tudo por conveniência econômica, por lucratividade, por interesse de alguns de seus membros. Ora, uma instituição que vendia indulgência, algo como uma carta de remissão de pecados, hoje em dia nada pode dizer das vergonhosas práticas de pastores de outras igrejas.
Como já dizia o outro, a verdade é que a igreja nunca foi santa. Até mesmo a Bíblia afeiçoa-se a uma imposição desrespeitosa a outros textos sagrados. Muitos evangelhos foram simplesmente ignorados ou mandados à fogueira simplesmente porque não se amoldavam aos preceitos defendidos pela sua cúpula. Livros ignorados dão conta de outra vida de Jesus, mais humanizada, mais presente no mundano. Maria Madalena se apresenta como mulher importante e influente na nascente religião, e que, talvez, tivesse tido um relacionamento mais íntimo com Jesus. Mas isso pareceu não possuir interesse algum para a Igreja.
Indubitavelmente que Igreja é, no mínimo, contraditória. E se contradiz em atos, palavras e ações. Ora, prega a caridade, a humildade, o voto de pobreza, a vida na mais singela simplicidade, mas se compraz em adornos, em luxos, em ostentações. Nos evangelhos não consta que os apóstolos pregavam com vestimentas adornadas, suntuosas, bordadas a ouro. O próprio Cristo negou que a palavra fosse menor que a ostentação para poder ser ouvido. Não se admite, pois, que se pratique o que tanto se combate.
O Vaticano, por exemplo, possui riqueza inigualável. Talvez não haja outro palácio no mundo que guarde tantas e valiosas preciosidades. São coroas, joias, relicários, adornos, tudo em ouro maciço ou ornadas das pedras mais preciosas. São quadros, estátuas, desenhos, esculturas, manuscritos, cujo valor se tem como inestimável. Logicamente que nada disso está à venda ou possa ser vendido, pois da Igreja e não de qualquer papa, mas tal suntuosidade já demonstra a grandeza material que possui.
Mas, para o mundo exterior e perante os fiéis, o materialismo é pregado como verdadeiro pecado original. Sem falar no Banco do Vaticano (Instituto para as Obras de Religião), em cujos cofres há tanto dinheiro que nem os escândalos envolvendo o seu nome diminuiu o seu poder. Atualmente, é terminantemente proibido divulgar quanto dinheiro o banco possui e quanto coloca em circulação. Algo muito estranho para uma instituição religiosa e que administra as contas dos principais clérigos.
E há um erro gravíssimo continuando sendo praticado pela Igreja, mas que, historicamente, apenas palavras e promessas, mas poucas ações efetivas procuram resolvê-lo. Diz respeito à pedofilia. Ao impor voto de castidade aos religiosos, impedindo o casamento dos sacerdotes, acabou cerceando uma sexualidade que não se apaga por ordenamento algum. Por consequência, os impulsos carnais surgidos são geralmente voltados para jovens indefesos ou de fácil manipulação. Quer dizer, a própria Igreja criou um problema para si mesma.
E problema este que nunca é combatido a contento. Mesmo que as provas de práticas pedófilas sejam muitas e incontestáveis, a Igreja tudo faz para proteger os seus, através de processos internos que duram uma eternidade e nem sempre produzem resultados. Enquanto isso, as práticas continuam estampando os jornais e o papa apenas pedindo desculpas e prometendo punições. Quer dizer, enquanto se aparenta preocupação, a pedofilia continua reinando como um subterfúgio à castidade sacerdotal.
Contudo, há de se dizer que a Casa de Pedro santifica-se por si mesma. A religião em si não tem culpa pelos que a professam e se dizem pastores de seus evangelhos. Ademais, a fé está na religião e não na Igreja.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: