SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 2 de abril de 2016

NOTÍCIAS DESNECESSÁRIAS


Rangel Alves da Costa*


Quase todos os dias os jornais, rádios e televisões, noticiam ter um governante afirmado que está trabalhando para a retomada do crescimento econômico, que está trabalhando para trazer progresso à população ou mesmo que seu governo está investindo para a melhoria de todos. Como se sabe, tudo isso não passa de um jogo de palavras, tantas vezes de uma enganação. Mas por que se valoriza tanto o blábláblá?
Abre-se o jornal e lá está estampado: “Secretário de Segurança Pública afirma que está investindo na diminuição da criminalidade”, ou ainda: “Os comerciantes de pescado esperam boas vendas durante a Semana Santa”. E comumente se lê: “O time do Jacarandá treinou com afinco em busca de vitória no próximo jogo”. São informações que sequer deveriam ser publicadas ou noticiadas.
Ora, qual governante vai dizer que seu governo não investe, que não objetiva o progresso da população, que não passa de mais um que muito prometeu e pouco ou nada faz? Qual o setor da segurança pública que vai deixar de dizer que a violência está diminuindo e o combate à criminalidade está aumentando? Será que comerciantes esperam vender pouco ou que um time de futebol se prepara para perder um jogo?
Nada igual ao repórter esportivo que, à beira do gramado, entrevistando para milhares de ouvintes, ainda tem a inteligência de perguntar ao jogador se o time está preparado para vencer ou se espera fazer um bom jogo para sair vitorioso. Seria bom que o jogador assim respondesse. “Não. A gente treinou a semana inteirinha para chegar aqui e perder, para entregar o jogo. Eu também entro em campo pensando em perder, pois todo jogador se esforça tanto para jogar mal”.
Na ânsia de (des)informar, de vez em quanto o jornal repete entrevistas com a mesma autoridade ou com algum especialista. Toda vez que assim acontece é um desastre, pois a mesma pessoa geralmente acaba desmentindo a informação anteriormente repassada. Acontece muito com meteorologista, cuja entrevista se ajusta sempre ao clima que se apresenta no momento e não ao que afirmara e não se confirmou. Se há dez dias a afirmação era de que não havia previsão de chuvas para os próximos meses, e, se de repente começa a cair trovoada, então o moço logo vem com aquela história de mudança nas correntes do oceano, avanço ou recuo do El Niño, frente fria, etc. Tudo tentando desfazer o prognóstico dado.
Muitas manchetes ou chamadas jornalísticas chegam a ser verdadeiramente escandalosas, com erros de todos os tipos. Noticia-se que alguém foi a óbito e morreu, que choveu granizo em pedras de gelo, que o time foi derrotado e perdeu o jogo, que ladrões roubaram os caixas eletrônicos de um banco mas não conseguiram assaltar. Erros grosseiros, redundâncias escabrosas, frutos de um jornalismo despreparado, pequeno e semianalfabeto. Talvez a culpa esteja na ausência de revisores ou na desculpa do calor da hora em que a notícia é produzida.
Por outro lado, as ideologias e os partidarismos também acabam enlameando o jornal. Seja grande ou pequeno. Torna-se insuportável ser leitor de um periódico que prega liberdade de opinião e expressão e se autoafirma apartidário, mas na verdade não passa de um folhetim vendido ou defensor de governos ou causas políticas. O jornal no qual costumeiramente colaboro, por exemplo, de vez em quando deixa de publicar textos meus que sejam críticos ao petismo.
E sei que não adianta reclamar. Muitos jornais ainda sobrevivem das propagandas governamentais ou das facilidades oferecidas pelo poder. Daí que não há nenhum interesse em repassar uma informação, ainda que fidedigna, que possa contradizer um governo, uma autoridade ou um poderoso. Neste caso, a censura se internaliza de tal modo, que os próprios jornalistas e editores passam a ter o papel de costureiros e maquiadores: passam a tesoura no que for preciso e maquiam o que for necessário.
Assim é feita nossa notícia de cada dia. E temos de beber do que nos é oferecido. Um café amargo, mal feito e com o açúcar segundo a conveniência.


Poeta e cronista
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: