SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

NUMA ESTRADA DE ESPINHOS


*Rangel Alves da Costa


Não. Não culpo a vida. A vida é bela. E viver não deixa de ser prazeroso a quem possa compartilhar da felicidade. No entanto, a meus pés, sinto chão o chão apunhalado duma estrada de espinhos.
Não. A culpa não é da vida. A vida é maravilhosa. O que não se pode dizer o mesmo é sobre a existência. Melhor existir entre lobos que em meio a homens. Melhor o instinto da selvageria que a sordidez do homem.
Mas a culpa talvez não seja do homem enquanto ser humano. Mas apenas minha. Sim. Talvez a culpa seja toda minha pela descrença em quase tudo, seja no próprio homem, seja nas relações que permeiam e conduzem a vida.
Por todo lugar e tendo que caminhar por estradas de espinhos. Temo me acostumar às feridas na pele e perder o dom de apreciar algumas plantinhas miúdas e floridas que ainda restam pelas beiradas e nos escondidos das pedras.
Espinhos que refletem o ódio, a vingança, a traição, a desconfiança, a vileza, a falsidade. Pontas finas e vorazes que espelham os medos, as angústias, as aflições, os sofrimentos do viver. E o sangue que nem mais escorre ante a anestesiada sensibilidade.
O que dizer do amor, então? Sem direito a amar, a sentir felicidade, a compartilhar, a encontrar no afeto uma razão de viver. Amor que se falseia, que se dilui e se dissolve, que está tão próximo e tão evaporado em névoa que dolorosamente se dissipa ante o olhar.
Querer amar e não poder. Pensar que ama e ser derrotado pela palavra, pela traição, pela insensibilidade. Ser usado como folha morta, sem açoitado como poeira velha, ser achincalhado como verme asqueroso. E depois do beijo, do abraço, da confissão amorosa.
Amar num instante e no seguinte já ser rasgado como um papel qualquer, descartado como imprestável qualquer coisa, jogado fora como se faz com lixo. E ter de suportar a tudo no silêncio do sofrimento, na dor sem voz e na agonia dos mártires inocentes.
Nem para ser o ferro que enferruja e se consome em si mesmo. Nem para ser a pedra que vira pó e se deixa levar pela ventania. Nem para ser o fogo que se torna em chamas e dá por satisfeita sua existência. Mas não. Ser apenas o fígado de Hércules.
Ser apenas o fígado e as entranhas de Hércules em eterno sofrer e renascimento para a dor. Não obstante o sofrimento, mas a junção contínua de dores, angústias, insuportabilidades. Mas ter de suportar por que a águia sempre se aproxima para devorar.
Impossível até viver de recordações. Ora, se ontem houve um abraço, um beijo, uma promessa de amor, e hoje apenas o avesso, então por que se imaginar ainda em falsa felicidade, em falsa alegria, em falso amor? E o pior é a certeza da incerteza em tudo.
Porta afora e a estrada de espinhos. No caminho de chão ou por cima do asfalto e essa estrada de espinhos. Por todo lugar e essa estrada de espinhos. E sei muito bem que na mesma estrada existem árvores sombreadas, flores do campo, borboletas e colibris. Por que fogem de mim?
Cadê o céu de passarinhos, de revoadas, de nuvens festivas e pousos contentes? Cadê a brisa perfumada, a boa aragem, o vento refrescante que esvoaça varais? Nada disso parece acontecer mais. Adiante as aves agourentas, carnicentas. Adiante as sombras e as tempestades.
Cansados e doridos estão meus pés por essa estrada de espinhos. Meu olhar cansado, perdido, vazio. Minha boca sedenta e áspera, minha rouquidão agonizante. Como caminhando num deserto, apenas o sol abrasador da desvalia e da desesperança.
E eu não queria viver assim. Eu não queria caminhar assim por essa estrada de espinhos. Mereço viver minha dádiva de vida. Mereço ter qualquer instante de felicidade. Ah como novamente eu queria seu rosto diante do meu!
Deus, meu Deus, como novamente eu queria seu rosto diante do meu!


Escritor
Membro da Academia de Letras de Aracaju
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: