SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

OS SILÊNCIOS DE DEZEMBRO


*Rangel Alves da Costa


Dezembro é um mês de silêncios, de profundos e abismais silêncios. Um mês que não cabe o grito nem o espanto, que não cabe o alarido nem a balbúrdia, apenas o silêncio.
Não um silêncio, mas os silêncios de dezembro. E silêncios que povoam as reflexões, as meditações, as introspecções, os pensamentos interiores, os reencontros do ser com seu espírito e alma.
Dezembro chegado no afeto, na singeleza e no sentimentalismo. Dias mais lentos e mais alentados, instantes sublimes e cativantes. Mas ainda assim de névoas passadas perpassando os interiores da alma, e que em silêncio serão dispersadas.
Não cabe, em dezembro, o barulho do champanha aberta, as euforias sonoras dos abraços, os tilintares das taças com vinhos e espumantes, os talheres se digladiando sobre a mesa farta, a voz exaltada. Nada disso cabe em dezembro. Apenas silêncios.
Apenas silêncios e mais silêncios. Ao longe, apenas a melodia distante e quase inaudível, pois dezembro possui um som próprio e inafastável: um coro de anjos ecoando dos lumes antigos das catedrais.
Mas no restante, apenas os silêncios dezembrinos. O silêncio da alma, o silêncio do espírito, o silêncio da voz interior, o silêncio da reflexão, do olhar em busca de motivo bom, da mão se entrelaçando para a oração, do lábio murmurando clemência, da chama da vela crepitando.
Silêncios que surgem em quartos fechados, em casas escurecidas, em sofás melancólicos, em janelas entreabertas. Lá dentro, povoando mentes e pensamentos, os silêncios dos reencontros com os diálogos consigo mesmo. A melhor interlocução que possa existir.
O que sou, o que tenho sido, o que quero ser? Sou feliz ou infeliz, tenho procurado a felicidade ou apenas tenho vivido em busca de esmola de contentamento? Tenho sido aquela pessoa confiada por Deus para a grande obra da existência?
Por que tenho encontrado tanta tristeza se tudo faço para chamar a recompensa da alegria ao meu coração? O que fiz durante todo o ano, fui ser humano ou apenas pessoa, fui bom ou ruim para mim e os demais? Como eu poderia ter feito para não estar assim agora?
Será que amei na justa medida que deveria amar? Será que tenho negado pão, afeto, carinho, compreensão, respeito? Será que estou me desumanizando ao invés de ser mais solidário e mais acolhedor? Como será que tenho sido, meu Deus?
Por que sinto que pecados se acumulam sobre mim sem que eu tenha praticado mal algum? Será que não tenho cultivado suficientemente minha fé e ouvido menos a palavra de Deus? Será que eu tenho me deixado consumir demais pelo mundanismo?
Perguntas, questões, indagações. Não de pessoa para outra pessoa, mas desta consigo mesma, num diálogo íntimo e tão necessário. Diálogo este que sempre surge como inarredável necessidade no mês de dezembro, antes mesmo do Natal e da passagem do ano.
Não raro que muitos prefiram permanecer reclusas em seus quartos e salas, envoltas em reflexões e meditações, a participar de festas, confraternizações, comemorações natalinas. Enquanto outros vivem a alegria exterior, estes se encorajam para encontrar suas respostas.
Um vai para um amigo secreto, o outro silenciosamente medita no umbral da janela. Um vai para uma festança sortida, outro prefere se ajoelhar num canto qualquer do quarto escuro para a oração. Um vai beber e brincar, o outro bebe de suas próprias palavras, sacia-se de sua própria voz.
Por isso mesmo que nos quartos reclusos, escurecidos e silenciosos, em meio ao silêncio e à solidão, há muito mais voz que na maior festança que houver. E assim por que nada ecoa tão estridente quanto a autoconfissão.
Confessar e confessar-se o mais pobre e mais humilde de todos os seres da terra. Mesmo o ouro, mesmo a prata, mesmo o metal, nada disso possui valor de riqueza se não se guarda no tesouro do coração o humanismo e a fraternidade tão necessários à vida.
Confessar e confessar-se que o mal do homem está para viver para o mundo e não para si mesmo. Não como vaidade ou egoísmo, mas como reconhecimento de seus mais íntimos valores. E toda a riqueza encontrada compartilhar com o irmão.
Seriam reflexões para o ano inteiro, para cada dia do ano, mas somente em dezembro despontam nalguns corações. E que bom proveito se pode tirar dessa vontade de se prestar contas. E quantas imprestabilidades são afastadas pelo simples ato de pensar e repensar a vida.
Tudo somente possível nos silêncios de dezembro. Que nos silêncios as lágrimas caíam, as saudades aumentem, os sofrimentos latejem por todo lugar. Será depuração de espírito e alma, mas principalmente do ser enquanto pessoa. Reencontro e renascimentos através do silêncio.
Dai-me, Senhor, força e encorajamento para mais e mais silêncios assim. Uma vela acesa, um incenso queimando, a lua em penumbra lá fora. E no meu cantinho a doce palavra surgida na reflexão, e como bálsamo a voz: Crescei no teu silêncio para a paz da vida e do mundo!


Escritor
Membro da Academia de Letras de Aracaju
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: