SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Palavra Solta – no caminho com Francisco, o de Assis


*Rangel Alves da Costa


Será melhor a estrada envolta em pedestais ou os caminhos seguidos por São Francisco de Assis? Naquela estrada o luxo, a soberba, a ganância, a cobiça, a arrogância, o mundanismo, o exacerbado materialismo. Neste caminho a singeleza da vida, a humildade das coisas, o convívio amoroso com o ambiente e os seus seres. Naquela estrada a altivez, o poder, o nome e o sobrenome em pompa, o formalismo da frieza nas relações. Neste caminho apenas o voejar do pássaro, a dança da borboleta, o rasante do colibri, a passagem da folha ao vento, o perfume da brisa do entardecer, uma sublime luz que emoldura a paz. E você, seguirá pela estrada ou pelo caminho? E você, se dobra em reverência ao homem e seu egoísmo ou a Francisco e ao seu pássaro de companhia? Na resposta, a diferença entre a escuridão e a luz, entre o grito e o silêncio, entre as dores ocultas e a paz interior. Haveremos de recordar Francisco seguindo pelo caminho. Haveremos de tê-lo em mente na companhia de pássaros, flores e animais. Haveremos de avistá-lo ainda sorrindo e brincando com os seres da natureza ao redor. Haveremos de encontrá-lo ainda dialogando com o pássaro pousado em seu ombro, e dizendo: Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o amor; onde houver ofensa, que eu leve o perdão; onde houver discórdia, que eu leve a união; onde houver dúvida, que eu leve a fé; onde houver erro, que eu leve a verdade; onde houver desespero, que eu leve a esperança; onde houver tristeza, que eu leve a alegria; Onde houver trevas, que eu leve a luz. Ó Mestre, fazei que eu procure mais consolar que ser consolado; compreender que ser compreendido; amar que ser amado. Pois é dando que se recebe, é perdoando que se é perdoado, e é morrendo que se vive para a vida eterna.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: