SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 9 de março de 2017

PARABÉNS PREFEITURA MUNICIPAL DE POÇO REDONDO, MAS PRECISA LIMPAR E PINTAR TAMBÉM OUTRAS COISAS


*Rangel Alves da Costa


Parabéns a Prefeitura Municipal de Poço Redondo pelo muito que tem feito em menos de três meses de gestão. Reformas, limpezas, pinturas e outras obras, além de festas em profusão.
Mas que tal também fazer uma limpeza nos espelhos embaçados de nossa cultura e trazer de volta a beleza e o brilho de nossas cavalhadas e de nossos folguedos tradicionais, da Banda Municipal e dos grupos de teatro, do Grupo de Xaxado na Pisada de Lampião e do Grupo de Xaxado Mirim?
Que tal mandar pintar a fachada da cultura e deixar bem visível: Aqui temos a Gruta do Angico, a Serra e o Quilombo da Guia, o Morro da Letra, a Cachoeira do Bom Jardim, a Igrejinha erguida por Antônio Conselheiro no Curralinho, o Poço de Cima, a Fazenda Maranduba e o Fogo de Lampião contra a Volante, o Território de Maria do Rosário, Sítios Arqueológicos, as Tradições Ribeirinhas, as Cruzes do Cangaço, o Memorial Alcino Alves Costa, o Teatro Raízes Nordestinas?
Que tal mandar fazer uma faxina no esquecimento e deixar em plena limpidez valores como a Orquestra de Pífanos da Família Vito, a sabedoria de Zefa da Guia, a Arte do Mestre Tonho, o artesanato de Raí e tantos outros artesãos; as rendas, as almofadas e os bilros de Dona Conceição de Laura, de Dona Clotilde e de Dona Domingas, dentre outras; a escrita e a poesia de Alcino Alves Costa, a história de Zé de Julião, a maestria sanfoneira de Sávio, a poesia de Edézio, o cordel e a escrita de Manoel Belarmino?
Que tal mandar limpar Poço Redondo do descaso turístico e transformar nossas riquezas naturais, históricas e geográficas, em atrativos que garantam reconhecimento e valorização, emprego e geração de renda?
Que tal apoiar e colaborar com o evento Cariri Cangaço que será realizado em meados do próximo ano em Poço Redondo, onde certamente atrairá mais de trezentos visitantes, entre estudiosos, pesquisadores, escritores e interessados pelo tema cangaço?
Que tal mandar limpar, reformar e pintar, aquele Poço Redondo de ontem e em seu lugar fazer surgir um Poço Redondo de um novo tempo na cultura, na história e no turismo?
Sei que a administração está só começando, e por isso mesmo tudo isso poderá se tornar realidade ao longo do tempo. Quem sabe não tardarão as boas surpresas e os espantos ante o que nunca foi feito.
Confio plenamente na administração atual e sei que a intenção do gestor não é priorizar apenas metades de Poço Redondo. Também sei que nem tudo será possível ser feito. Mas onde há esperança há também o sopro bom da confiança na realização.
O que verdadeiramente não pode é um município tão rico em história, cultura e tradições, continuar relegado ao esquecimento pela própria administração municipal. Como certa feita alguém afirmou, Poço Redondo é muito mais valorizado e reconhecido externamente do que internamente.
Contudo, até mesmo a rica concepção que se faz lá fora corre o risco de acabar se o visitante ao município chegar e perceber que não há interesse algum na preservação e propagação de tamanhas preciosidades.
Então, urge que Poço Redondo se imponha e mostre ao mundo que Poço Redondo existe e o que diferencia sua existência.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: