SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 10 de março de 2017

VIVER NÃO É DIFÍCIL. DIFÍCIL É...


*Rangel Alves da Costa


Viver não é difícil. Difícil é amanhecer sem notícia boa, difícil é ligar a televisão, difícil é ouvir o noticiário. Viver não é difícil. Difícil é enfrentar a fila interminável para resolver um problema medíocre, difícil é ter de olhar na cara do funcionário público e seu ódio desmedido, difícil é saber que perdeu tantas horas para nada resolver. Viver não é difícil. Difícil é deparar com sentenças judiciais estapafúrdias, difícil é contestar o absurdo utilizado como prova, difícil é ser pobre num litígio onde a outra parte é rica, difícil é saber que a inocência da balança sempre pende de modo desavergonhado.
Viver não é difícil. Difícil é saber que pai não conhece o viver e o fazer do filho nem o filho sequer dá à mínima à existência tanto paterna como materna, difícil é suportar o silêncio conivente entre pais e filhos, difícil é saber que os problemas, os vícios e as perdições se acumulam pela degradação familiar. Viver não é difícil. Difícil é retornar ao mercado com a mesma quantia levada na feira passada e de repente saber que o que tem em mãos já não compra nem metade do que tanto necessita. Viver não é difícil. Difícil é suportar a fatura que chega com o aumento na água, na energia, no imposto, na multa. Viver não é difícil. Difícil é sentir-se impotente perante os abusos, as cobranças abusivas, os roubos oficiais e os achincalhamentos nos cotidianos das contas a serem pagas.
Viver não é difícil. Difícil é precisar de um atendimento médico, enfrentar um posto de saúde, se submeter aos chãos putrefatos dos hospitais e aos péssimos e negligentes atendimentos médicos. Viver não é difícil. Difícil é chegar a um hospital e ser informado que a unidade não possui sequer um comprimido para determinada doença, que não possui esparadrapo, que não está fazendo exames porque a máquina está quebrada, que falta leito hospitalar, que não tem como atender a um pobre enfermo esvaindo suas últimas forças. Viver não é difícil. Difícil é encontrar aquele eleito que no passado não saía de sal porta e insistia em estender sua mão e chamar de amigo. Difícil é perceber a transformação no eleito, sua capacidade camaleão de mostrar sua verdadeira face somente naquele período em que não está precisando de voto. Viver não é difícil. Difícil é suportar a política, os políticos e suas safadezas.
Viver não é difícil. Difícil é saber o valor do salário mínimo e confrontá-lo com os valores recebidos pelos mais altos escalões dos poderes, difícil é ter de aceitar tudo isso calado sob pena de retaliação. Viver não é difícil. Difícil é saber que a educação pública é de péssima qualidade e ter de suportar os valores absurdos cobrados pelas escolares particulares, difícil ainda encontrar meios para adquirir os livros e os materiais exigidos na educação até de uma criança. Viver não é difícil. Difícil é entrar num mercadinho para a feira semanal, difícil é entrar numa farmácia para comprar um remédio, difícil é entrar numa loja para comprar uma roupa, difícil é comprar qualquer coisa. Viver não é difícil. Difícil é fazer reforma na residência, difícil é fazer a renovação de um ou outro móvel da casa, difícil é pagar o valor cobrado por um pedreiro ou até por um servente. Viver não é difícil. Difícil é tentar viver um pouquinho diferente do que se vive.
Viver não é difícil. Difícil é respeitar a si mesmo e o próximo e depois ser desrespeitado pela mesma pessoa que tanto respeitou, difícil é ser verdadeiro e honesto e de repente ser maculado pelas aleivosias e falsidades das línguas ferinas, difícil é conviver com pessoas que se mostram amigas e por trás tudo fazem para denegrir a honra e a imagem. Viver não é difícil. Difícil é conviver entre lobos com pele cordeiro, difícil é partilhar atenções com quem não merece, difícil é ser abraçado por aquele que sempre está com um punhal escondido. Viver não é difícil. Difícil é viver em meio a hipocrisias, a arrogâncias, a egoísmos e vaidades, a cobiças e interesses escusos. Difícil não é viver. Difícil é viver entre os ódios humanos, os barbarismos e as desenfreadas brutalidades.
Viver não é difícil. Difícil é viver perante uma sociedade hipócrita, consumista, desregrada, difícil é saber que as permissividades saem dos lares e consomem as juventudes, devastam as adolescências, destroem os sonhos mais belos. Difícil não é viver. Difícil é enfrentar a normalidades dos absurdos, ter medo de sair à porta, de caminhar pela praça, de passear entre canteiros, de ir a padaria comprar leite e pão. Viver não é difícil. Difícil é saber que não adianta a porta fechada, que não adianta o muro alto, que não adianta pensar em proteção das forças de segurança. Difícil é viver num mundo assim. E tão difícil que os dias são de desesperanças e os passos são sempre incertos.


Escritor
Membro da Academia de Letras de Aracaju
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Anônimo disse...

Texto muito bem feito e que reflete nossa situação abissal que se avoluma cada vez mais na vida pesada e sem rumo que o nosso país caminha a passos largos.