SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 26 de junho de 2016

AS BEM-AVENTURANÇAS SERTANEJAS


*Rangel Alves da Costa


Deus está aqui. Jesus, o filho do Homem, caminha entre nós. Tudo vê, tudo sente, está por todo lugar. E desse poder de a tudo ver, sentir e estar, talvez ele se comova ainda mais com a realidade presente e, subindo numa montanha, ou mesmo nas alturas e diante de todos, diga aos sertanejos:
Bem-aventurados os pobres de mesa, de pão, de chão e de terra, porque deles será a colheita de amanhã.
Bem-aventurados os que agora sofrem pela incúria do homem, pelo desprezo do homem, pelos que têm fome e sede e nem um só homem de poder e bens chega em seu auxílio, pois eles serão reconhecidos como aqueles que possuem muito mais que votos.
Bem-aventurados os que silenciosamente choram com filho doente e sem ter um remédio, os que padecem pelo filho descalço e sem poder comprar um chinelo, os que vivem humilhados pela pobreza, pelo casebre e pela roupa carcomida de tempo, porque eles terão as dádivas e o olhar do Senhor.
Bem-aventurados os que são vistos e tratados apenas como eleitores e não como seres humanos que merecem todo o respeito e amparo durante todo o convívio da existência, porque eles serão os verdadeiros eleitos.
Bem-aventurados os que vivem desempregados, desassalariados, entristecidos e sem perspectivas de um futuro melhor, porque o sertão não viverá eternamente ao esquecimento das empresas, das indústrias, das fábricas, de mão de obra e do emprego, e eles serão fartos.
Bem-aventurados os esquecidos do Bairro São José, os excluídos e marginalizados do Bairro São José e todos os bairros, conjuntos e logradouros, porque Deus fortalece e consola cada coração, enxuga cada lágrima e cuida do seu filho como aquele de mais amor.
Bem-aventuradas as famílias que velam os seus no Bairro São José, que têm de sofrer caladas para não serem as próximas vítimas do Bairro São José e todos os bairros, conjuntos e logradouros, porque resguardadas pela justiça do Pai.
Bem-aventurados todos aqueles e todas aquelas que encontram instantes nas correrias do dia a dia e sempre estão presentes na vida dos mais necessitados, levando consolo, levando a palavra, levando um pão, compartilhando de uma amizade que vale mais que o ouro, porque eles receberão o justo reconhecimento de Deus.
Bem-aventurados os pacificadores, os bons pastores, os amigos dos fiéis, devotos e de todo o povo sertanejo, assim como Padre Mário, Padre Cláudio e demais semeadores da palavra sagrada em todos os credos e religiões, porque a eles serão dados os preciosos grãos para as boas colheitas.
Bem-aventurados os que compartilham com o irmão e conterrâneo a palavra, o gesto afetuoso, o carinho acolhedor, fazendo da humildade a graça maior de ser e conviver como aquele igual no ontem e no amanhã, porque deles é o reino dos céus.
Bem aventurados os que possuem portas sem móveis, os que possuem mesa sem pratos, os que possuem cozinhas sem panela sobre o fogão, os que somente têm a vida a viver, mas, ainda assim, sem enchem de alegria quando são lembrados em uma visita, porque terão a fartura do mundo.
Bem-aventurados os que cuidam da Capela de Santo Antônio do Poço de Cima, os fiéis que fazem da Igreja Matriz o mais belo jardim, os abnegados que zelam pela Igreja do São José e todos os templos sertanejos, porque é do agrado aos olhos de Deus aquele que cuida de seu altar.
Bem-aventurados sois vós, sertanejos, que sentem orgulho de sua terra, que amam o seu chão, que não renegam o nome do sertão quando em meio a outros povos, pois nasceste com uma marca e dela jamais se afastará: um coração caboclo, cheio de sol e de lua, como nenhum outro coração pode haver!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: