SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 24 de junho de 2016

E SE POÇO REDONDO SE REBELASSE DA NAÇÃO E SE TORNASSE INDEPENDENTE?


*Rangel Alves da Costa


A independência é sonho de todos. Não só o ser humano deseja independência, mas também povoados e até estados e regiões. Exemplo maior está nas povoações de Sítios Novos e Santa Rosa do Ermírio que desde muito tempo almejam ser independentes de Poço Redondo.
De vez em quando também se ouve falar da região nordestina como nação independente. Daí que a noção de Nordeste independente já ganhou constituição, hino, padroeiro e até língua própria. Há uma música neste sentido: “Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente...”.
Também o sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul, há um contínuo movimento de independência com relação ao Brasil, quando a região seria desconstituída do restante da nação e passaria a ter vida própria. E, a partir da reconhecida negação de brasilidade, ser um país não muito amistoso com seu novo vizinho.
Mas, e se Poço Redondo - apenas um município empobrecido do sertão sergipano - de repente se rebelasse contra Sergipe, o Nordeste e o Brasil, e se tornasse independente? Área territorial possui, e maior que muitos países mundo afora. Mas o restante, como ficaria?
Ora, logicamente que cada povoado alcançaria o status de estado. Assim, surgiriam os estados de Curralinho, Cajueiro, Jacaré, Bonsucesso, Sítios Novos e Santa Rosa do Ermírio. O último, que nunca gostou de fazer parte do município, renegaria a nova nação poço-redondense do mesmo modo que o Rio Grande do Sul renega o Brasil.
Os estados da nação poço-redondense seriam estes, e os municípios pertencentes a cada unidade da federação seriam, dentre outros, Areias, Alto Bonito, Queimada Grande, Patos, Guia, Lagoa das Areias, e assim por diante. Queimada Grande, por exemplo, seria município do estado de Sítios Novos.
Os conjuntos São José, Lídia e Augusto Franco seriam transformados em territórios. Cada um teria seu governante, recursos próprios para o desenvolvimento, com responsabilidade sobre a educação territorial, a saúde e a segurança. Sendo responsáveis por seus destinos, certamente encontrariam os caminhos progresso e da paz.
A Basílica da nação poço-redondense seria a Capela de Santo Antônio do Poço de Cima. Santo Antônio seria o padroeiro e Nossa Senhora da Conceição proclamada a Mãe da Nação Sertaneja, sendo devocionada por todo o país a partir da Igreja Matriz da cidade de Poço Redondo, sede do governo e capital da República.
A bandeira de Poço Redondo teria um sol com chapéu de couro, ornada com um feixe de flores de mandacaru. Como lema teria a seguinte frase: “Nação sertaneja para a luta, terra sertaneja para o trabalho”. O brasão, simbolizando a identidade nacional, seria o desenho de uma craibeira florida ladeada por um ramalhete de pingos d’agua. O hino seria Romaria:
“É de sonho e de pó, o destino de um só/ Feito eu perdido em pensamentos obre o meu cavalo/ É de laço e de nó, de gibeira o jiló/ Dessa vida cumprida a sol/ Sou caipira, Pirapora, Nossa Senhora de Aparecida/ Ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida/ Sou caipira, Pirapora Nossa Senhora de Aparecida/ Ilumina a mina escura e funda o trem da minha vida/ O meu pai foi peão, minha mãe, solidão...”.
Muitas seriam as personalidades históricas da nação, todos de famílias como as dos Sousa, dos Cardoso, dos Feitosa, dos Marques, dos Nascimento, dos Francelino, dos Rodrigues, dos Alves, dos Sacramento, dos Costa, dos Félix, dos Santana, dos Braz, dos Lucas, e tantas outras. O herói da pátria seria cada sertanejo, enquanto seu mártir seria Zé de Julião.
E o mundo enfim conheceria uma nação tão forte como o próprio homem. Nação cuja história entremeia viajantes, comboeiros, vaqueiros, coureiros, benzedeiras, rezadores, parteiras, lavradores, caçadores, sonhadores de um mundo melhor. Tem na terra sua riqueza, na luta sua história e no povo sua grandeza maior.
Eis a nação surgida: Estados Unidos de Poço Redondo. Pátria de sol e de chuva, moradia de toda esperança.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: