SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 9 de junho de 2016

O MANDACARU E O ESPINHO: QUEM FOI LAMPIÃO?


*Rangel Alves da Costa


Inicio com uma indagação instigante: Lampião foi covarde? De antemão não questiono se foi herói ou bandido, até mesmo porque a resposta está na compreensão dos fatos e não em conclusões pessoais.
Voltando à questão: Lampião foi covarde? Faço outro questionamento antes de adentrar neste mérito: Acaso Lampião, ao invés de persistir na luta durante cerca de vinte anos, simplesmente tivesse se entregado, traindo aqueles que lhe confiaram e decepcionando o povo sertanejo que tinha no seu enfrentamento o mesmo anseio de luta contra a opressão?
Mas ele, como se sabe, persistiu até o fim na sua luta. Neste sentido, não foi covarde, não se amedrontou, não temeu pelo que sabia que mais cedo ou mais tarde aconteceria. Então, o que fez este homem durante todo o tempo de luta, debaixo do sol e da lua, pisando em carrascais e espinhos, bebendo da lama e suor, adormecendo em eterna vigília, para mais tarde ser chamado de bandido?
O que fez este homem correndo de lado a outro, entrecortando caminhos de emboscadas, entregue à sorte de não ser surpreendido nos tufos de matos, cortando veredas pontudas de pedras e pontas de pau, fazendo da loca de pedra uma cama e amanhecendo ainda na escuridão da noite, para ser chamado de bandido? E que foi este homem tão respeitado pelos governantes - pois temido demais e reconhecido na sua valentia -, pelos coronéis e poderosos e que tão bem soube mapear o seu mundo numa rede de influências, para depois de sua morte ser apenas aviltado?
Agora pergunto: Por que Lampião foi bandido? Não respondo por que não o considero assim. Cometeu muitos erros sim, e isso parece inquestionável. Mas erros enquanto líder e comandante, principalmente por permitir que seus comandados tantas vezes extrapolassem nas ações perante aqueles que nem eram inimigos nem representavam perigo, apenas por maldade e perversidade. E sobre isso já escrevi em texto intitulado “A verdadeira cegueira de Lampião”:
“Prefiro acreditar no homem de pulso, severo diante de erros, no verdadeiro líder. Prefiro continuar acreditando no homem que jamais se desnorteou das linhas do destino traçadas em sua mão. Contudo, também não posso deixar de afirmar sobre o irreconhecível Lampião diante de tantas façanhas macabras recontadas pelos historiadores e pesquisadores. Somente na mais completa cegueira pessoal o líder maior aceitou que verdadeiros absurdos acontecessem.
As atrocidades de Zé Baiano, o Carrasco Ferrador, contra aquelas mocinhas de Canindé, ocasião em que as três faces sertanejas foram impiedosamente marcadas com ferro em brasa. A torpeza e a traição praticadas contra a cangaceira Rosinha, covardemente morta pelos próprios companheiros de bando - e dizem até que a mando do próprio líder. As mortes de inocentes durante os ataques empreendidos pelo bando nas povoações interioranas. E sem desprezar os relatos dando conta das sanhas bestiais da cangaceirama e de suas ações de violências ilimitadas contra o pobre homem da terra, tudo isso demonstra que talvez os dois olhos de Lampião estivessem fechados. Ou completamente cegos, mas pela outra cegueira.
E verdadeiramente cego porque inadmissível que o homem que pregava uma guerra justa permitisse que seus comandados fizessem qualquer um de inimigo, principalmente quando se tratava de desvalidos da terra. Absolutamente cego porque não se admite que um líder, ainda que não esteja presente em todas as ações dos seus, não os tenha alertado sobre as consequências das violências extremadas e dos atos impensados. Cegueira total em Lampião ao saber que seria responsabilizado por toda maldade praticada pelos seus cabras e ainda assim permitiu que tudo perdesse o controle em muitas situações”.
Não se pode negar a prática de violências descomunais por parte de integrantes do bando. E tais violências, na concepção de alguns historiadores, acabaram se transformando em culpa exclusiva do comandante, que foi Lampião. Daí o mito do homem sanguinário, cruel, impiedoso, matador de criancinhas e velhos. Mas somente o desconhecimento dos fatos para se acreditar em tais afirmações como verdadeiras. Seus erros, como afirmados, foram outros, enquanto líder, mas não pela contumácia na prática de barbarismos.
Mas então, ele pode ser visto como herói? Depende da concepção que se tenha sobre heroísmo. Segundo os livros, herói é aquele que é reconhecido pelas suas virtudes ou pelos seus feitos. É uma figura que reúne em si os atributos necessários para superar de forma excepcional um determinado problema de dimensão épica. É o homem que se distingue por coragem extraordinária na guerra ou diante de outro qualquer perigo, ou que suporta exemplarmente um destino incomum.
Que se aceite ou não, mas os conceitos se ajustam perfeitamente ao que foi Lampião: homem de feitos extraordinários, de inigualável coragem e que teve de suportar as agruras de um destino incomum. Ademais, quem conhece as hostilidades do mundo catingueiro, quem sabe o quanto é difícil caminhar um dia inteiro sobre uma trilha no meio do mato, há de reconhecer quanto incomum foi o destino desse homem que durante vinte anos teve a caatinga como lar e a ponta do fuzil como visitante. E sem falar nas cruéis motivações para que assim tudo tivesse acontecido.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: