SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 29 de agosto de 2010

COISAS QUE SÓ O PENSAMENTO DIZ (Crônica)

COISAS QUE SÓ O PENSAMENTO DIZ

Rangel Alves da Costa*


Os olhos veem, o coração sente e a boca fecha, a voz emudece, nenhuma palavra sequer. Quando deveria expressar o que os olhos viram e o coração sentiu, o silêncio é quem grita e somente o pensamento diz tudo ao seu modo. E não há verdade maior do que a do pensamento. As pessoas mentem, pensamento não. Tudo que nele se mostra tem a feição da realidade.
Para agradar, por conveniência ou pura mentira, as pessoas mentem, dissimulam, transformando os fatos e as coisas naquilo que bem desejam e entendem. Às vezes é sempre útil agir assim para não criar situações constrangedoras ou não ferir o outro, cuja realidade certamente lhe cai melhor com a conotação irreal.
Contudo, outras vezes a deturpação surge não para amenizar, para arrefecer a situação difícil, mas sim para tentar aniquilar o outro. É a mentira deslavada, a maquinação desumana que surge para dizer que algo é ou existe naquilo que não haveria nenhuma possibilidade de ser. Afirmando a existência daquilo que não existe, cabe ao vento espalhar o absurdo e à desacreditada vítima recolher ventanias para defender-se das injustiças.
Nesse contexto, somente o pensamento não pode ser acusado de nada. Contra si jamais poderá recair a suspeita de ter mentido ou inventado, espalhado injúrias, calúnias ou difamações, e simplesmente porque ele é incapaz de criar inverdades ou semear aleivosias ou falsidades. Se há alguma coisa acima de qualquer suspeita, santificado e puro, nascido e criado na mais pura inocência, esta é o pensamento. E por que tal constatação?
Ora, como já afirmado, simplesmente porque a verdade nas e das coisas surge primeiro no pensamento. Assim que os olhos veem, as sensações são imediatamente transmitidas ao pensamento, que traduz e dá imediato significado àquilo que foi visto. E depois de traduzido, de ser fixado como determinada realidade, adquirido um conceito e uma aparência, nada nessa vida poderá transformar a verdade fixada na mente.
Mesmo que surjam outras realidades envolvendo aquela coisa ou objeto, ainda assim prevalecerá a primeira constatação sobre aquilo. Com isto, há que se dizer que as situações se modificam, mas o pensamento não, que fixa tudo para traduzir quando quiser. Daí que a mentira surge exatamente quando o que é dito não expressa a realidade que está na mente. A pessoa sabe da verdade, contudo trai o seu pensamento segundo os seus interesses.
Não vejo nada de mal quando, para agradar, o rapaz passa pela mocinha feia suspirando de amores e diz que naquela manhã ele está mais bela do que nunca, que é encantadora e que está com a feição das flores em jardim de primavera. Que a professora chegue para a mãe do aluno e diga que ele sempre foi um dos mais inteligentes da sala, mas que ultimamente parece que vem esquecendo de fazer as lições. Que o eleitor diga a cada candidato que passa que vota nele, pois jamais viu uma pessoa tão honesta e trabalhadora.
Como se vê, tudo mentira, pois a mocinha é feia, o aluno nunca demonstrou inteligência e o candidato nunca prestou pra nada, mas ainda assim a pessoa achou mais útil mentir para ser agradável. E mentiu porque foi de encontro aos conceitos fixados no pensamento. Falar a verdade iria causar um transtorno desnecessário, muito diferente do que quando se inverte a situação meramente para prejudicar. Retirando um exemplo das situações citadas, seria o caso de afirmar que a mocinha se aproveita da beleza que tem para dar em cima de todo homem que passa, seja casado ou não.
Assim, existem coisas que somente o pensamento diz, e tem esse poder porque a boca é traiçoeira demais em quase tudo que se expressa. Melhor assim, porque os pecados vão se acumulando e ninguém precisa saber o que propõe o pensamento quando vê uma mulher nova, bonita e carinhosa, daquelas que deixa o homem gemendo sem sentir dor, como diriam Otacílio Batista e Zé Ramalho.



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: