SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 13 de agosto de 2010

"QUANDO ESTOU FRACO, ENTÃO É QUE SOU FORTE" (Crônica)

"QUANDO ESTOU FRACO, ENTÃO É QUE SOU FORTE"

Rangel Alves da Costa*


Seu moço desculpe dizer, mas pra me entristecer e fraquejar somente com o desejo divino, pois coisa aqui da terra nem venha que não derruba craibeiro, essa madeira de lei com a qual meu pai tingiu meu sangue.
Sou daqueles do sertão que Euclides caracterizou, porém o homem esqueceu de dizer que o sertanejo mais do que tudo também é o que quiser ser. Por isso sou vaqueiro da vida, montado no cavalo esperança e correndo agalopado em busca do que honestamente fazer para sobreviver.
Debaixo do sol dessa vida, só me contento se Deus está contente com o filho. Não precisa nem tá relembrando o que Ele ensinou, pois quem é temente não pode esquecer de pequenas lições que são tudo na vida de qualquer pessoa. Até esquecer de tudo que esteja por perto, mas jamais deixar de assentar destino nas palavras bonitas demais. E a bíblia é coisa de encantar coração.
Três vezes roguei ao Senhor que apartasse um anjo ruim de mim. Nem digo o nome. "Mas ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força. Portanto, prefiro gloriar-me das minhas fraquezas, para que habite em mim a força de Cristo. Eis por que sinto alegria nas fraquezas, nas afrontas, nas necessidades, nas perseguições, no profundo desgosto sofrido por amor de Cristo. Porque quando me sinto fraco, então é que sou forte".
Repito com gratidão: Porque quando me sinto fraco, então é que sou mais forte. Fraqueza o homem tem, não há que se negar, pois justamente por ser homem é que vive sendo tentado pelos quatro cantos, e se a carne é fraca, muitas vezes o resto é também, e aí só tirando das palavras dos ensinamentos a lição: Somos fracos porque pecamos, porque nos deixamos levar pelos desejos fáceis e pelas ofertas mundanas, nos deixamos conduzir pelos caminhos mais fáceis mesmo que mais arriscados e perigosos; mas daí também surgir a certeza da nossa força quando reconhecemos nossa pequenez e fragilidade e acreditamos que o Senhor vem em nossa salvação.
Não duvide seu moço, que toda força só se faz fortaleza quando está sob alicerce e amparo. Nenhum muro de quatro costados suportaria uma ventania se não fosse bem construído, sem não tivesse no seu alicerce e na sua massa tudo o que de mais forte possa ser utilizado. Bem assim é o homem, cuja brisa amedronta se não tiver coração e espírito fortalecidos. De onde virá, então, essa força que fortalece as fortalezas?
Certa vez, seu moço, molecote ainda, menino cheio de astúcia e quando ainda tomava banho nu no riacho sem ter vergonha nem fazer vergonha a ninguém, depois de uma dessas cheias de invernada, quando as águas vêm enchendo tudo sem ninguém esperar, enxerguei um ninho de passarinho bem em cima de um lajedo, que é uma pedra grande, bem no meio das águas do pequeno rio.
Não sabia nadar direito e mesmo que fosse filho d'água, ainda assim corria risco de afogar no redemoinho de águas que se formavam ao redor do lajedo. Mas se tinha que salvar aqueles filhotes não pensei duas vezes. Dei a primeira braçada e de repente já estava de volta com ninho seguro em uma das mãos. Tudo aconteceu por instinto, sei, mas o que amansou as águas revoltas e me tornou nadador com tanta força e tanta convicção de realizar o salvamento?
Responda não seu moço, que sei. Tomei uma surra danada por essa estripulia, mas ninguém podia medir a minha felicidade. Salvei os filhotes de passarinho e coloquei em lugar seguro. Mais tarde a rolinha voava ao redor e até pousou pertinho de onde eu estava. Ela me disse uma coisa, eu sei. Num canto qualquer ela me revelou o que até hoje guardo e trago comigo: Para fazer o bem, não há fraqueza que não se transforme em força.




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: