SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 17 de agosto de 2019

AS TRÊS FESTAS DA MESMA FESTA DE AGOSTO



*Rangel Alves da Costa


Poço Redondo é sede municipal sergipana e sertaneja onde tudo parece acontecer ao contrário ou segundo as conveniências menos acertadas. Assim com nomes de ruas, com escolhas políticas, com os mínimos cotidianos, mas também com a festa maior do município, que é a da celebração de sua Padroeira Nossa Senhora da Conceição, no mês de agosto.
A partir do instante que tiveram a ideia de separar o calendário religioso dos demais eventos da Festa de Agosto em Poço Redondo, desde então a divisão foi tamanha que até se prolonga a realização da mesma festa para datas posteriores.
O sagrado, seguindo um calendário definido pela paróquia, geralmente acontece desde o primeiro dia do mês até o dia 15 de agosto, com a Procissão em Louvor a Nossa Senhora da Conceição. Já a festa profana, com os shows dançantes na Praça de Eventos, passou a ser geralmente realizada no final de semana seguinte ao término do calendário religioso.
Contudo, atualmente – mas que já vem se firmando desde alguns anos - surgiu outra festa dentro da mesma festa e tão comemorada quanto aquelas da Praça de Eventos. Trata-se da Festa dos Paredões, tomando desde a frente da Câmara de Vereadores até a Praça Eudócia, ou Praça do Redondo. E esta reúne tamanha quantidade de gente, ora bebendo ora apenas flertando, que se tornou até impensável sua não realização.
Quer dizer, a Festa dos Paredões se oficializou por si mesma, e com força total, no calendário da Festa de Agosto. Possui tamanha importância aos jovens que as mocinhas, além de se esmerar nas vestimentas, nos saltos, nas bolsas e nas maquiagens para a festa noturna, igualmente têm de desfilar a mesma roupagem e o mesmo luxo ante as músicas de duplo ou nenhum sentido dos paredões.
Saltos altos, roupas ligadas e curtas, maquiagens que mais parecem saídas de filme de terror, com olhos tomados de sombras tão escurecidas e fortes que acabam escondendo a beleza singela do olhar feminino. Mas assim mesmo, pois tido ali como verdadeira passarela para fazer encantar e seduzir, mesmo sabendo que a beleza feminina não precisa de tanta exposição para ser reconhecida e valorizada.
Há que se reconhecer também a impossibilidade da promoção de todos os eventos dentro do mesmo calendário, sendo o religioso durante o dia e à noite (em algumas datas) e as festas de bandas e na praça a partir do entardecer e à noite (somente nos dias 14 e 15). E assim por que os shows culminam com os dias maiores da festa religiosa, tomando quase o dia inteiro na Igreja Matriz, e certamente os paredões não respeitariam a fé e devoção de um povo.
Deixai como está, como diz o outro. As transformações do tempo cuidarão de dizer o que é o melhor. A mudança nos jovens também ditará muito do diferente. Verdade que a religiosidade está diminuindo cada vez mais entre os mais jovens, mas ainda há uma grande parcela da população que deseja continuar tendo sua fé respeitada e celebrando as graças de sua padroeira.
Que assim seja. Mas de festa não se pode reclamar, pois em Poço Redondo tem até demais, chegando a ser três dentro da mesma Festa de Agosto. O problema é saber se na soma das três dá uma verdadeira Festa de Agosto, e como Poço Redondo merece.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: