SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 22 de novembro de 2018

CHARLES, ALINHADOR TAMBÉM DE VIDA



*Rangel Alves da Costa


De vez em quando Charles posta retratos e mensagens reafirmando seu prazer e principalmente o agradecimento pelas vitórias alcançadas em cada passo de sua profissão de alinhador de veículos. Mostra fotos de seu local de trabalho, dos serviços realizados, de mais uma tarefa cumprida.
O que isso significa? Nada mais que a demonstração de que sua luta, sua peleja contínua, está sendo recompensada. Bem assim mesmo, amigo Charles, pois as vitórias surgem assim na dedicação e no prazer pelo que faz. Do outro lado, no ser pessoal e humano de Charles, tem-se também a certeza de uma personalidade honrada e decente, e que já remonta às suas raízes familiares.
Poço-redondense de raiz e flor, sertanejo gestado na luta e tenacidade de seus pais, a verdade é que seu caminho foi sendo construído a partir de tais exemplos. Ora, quem não se recorda de bom grado e prazer na memória do pai de Charles?
Quem não se recorda daquele vaqueiro, daquele carreiro, daquele homem do mato e da cidade, daquele amigo de todos chamado Francisco Xavier Nunes Filho, o saudoso e tão querido Chico de Celina? Pois é, Charles é filho de Chico de Celina, de Chico e Dona Genivalda Bomfim. Batizado como Charles Bomfim Xavier, até os dezesseis anos viveu e conviveu com a terra, com o chão sertanejo e suas lides.
Nos passos do pai, foi vaqueiro, amassador de bicho brabo, amigo do curral, do cheiro do estrume e do rangido da porteira. Mas os tempos tornaram-se difíceis demais. As secas não só castigavam como espantavam pessoas e bichos, as estiagens não só espanavam sonhos como esvoaçavam as esperanças.
Então um dia, chorando mesmo choro do bicho, Charles foi além da porteira da fazenda e seguiu caminho. A cidade o chamava na esperança de outros afazeres. Assim se tornou carpinteiro antes mesmo de completar a maioridade. Mas o filho de Chico e Dona Genivalda queria dar voos maiores, e neste intento rumou a São Paulo.
Foi nestas distâncias que começou a aprimorar e a se firmar no ofício de alinhamento de veículos, na parte mecânica de automóveis. Mas a saudade era grande, o desejo de retornar mais ainda. E foi assim que depois de dez anos ele retornou ao seu berço amado, ao seu sertão.
Trazendo na bagagem todo o seu aprendizado, seu objetivo maior era chegar a Poço Redondo e conseguir o espaço que fosse possível para exercer a profissão e, enfim, poder colocar uma placa dizendo “Charles Alinhamento, Balanceamento, Cambagem e Suspensão”. Ou apenas “Charles Alinhador”.
E conseguiu. Graças a Deus conseguiu. Hoje Charles é um dos profissionais mais requisitados na região sertaneja, prestando serviços com qualidade e garantia. Contudo, importa mesmo revelar a moldura comportamental que o envolve e o caracteriza.
Charles é um persistente trabalhador, é profissional ético e respeitado, mas principalmente um ser humano afável, sempre amigo, acolhedor, digno de carregar sobre si o orgulho de sertanejo e de orgulhar sua terra. Um moço generoso e bom, na mais pura expressão da palavra.
Mas, como dito, também reflexo de suas raízes e de suas extensões familiares, pois também irmão de Gisélia, de Teinha, de Chiquinho, de Evaldo e Dinarte (estes filhos de Chico com Dona Noélia). E meu amigo. E por isso mesmo, abraço-te Charles.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: