SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 16 de março de 2012

HOJE É O MEU ANIVERSÁRIO (Crônica)

HOJE É O MEU ANIVERSÁRIO

                           Rangel Alves da Costa*


Hoje, 16 de março, é dia do meu aniversário. Foi nessa data que nasci lá no sertão sergipano do São Francisco, em Nossa Senhora da Conceição do Poço Redondo. Isso lá pelos idos de...
Dizem que completo 49 anos. Isso é lá o que dizem, pois tenho certeza que hoje comemoro a chegada dos 21 anos. Dizem também que nasci em 1963, mas tudo fruto de um povo que fica dando idade aos outros e esquece a sua. Se fosse como eu, que jamais me preocupei com a vida dos outros, jamais passaria dos 21 anos.
Pois bem, mesmo tendo nascido em 1963, hoje completo 21 anos. E já há algum tempo que completo essa mesma idade todos os anos. E tão cedo não passarei dessa fase, e simplesmente porque o meu estado de espírito insiste em não acompanhar os cabelos brancos que vão surgindo nem outras marcas do tempo.
Não tenho histórico dizendo se sou bom aluno na vida ou não. Os conceitos são variáveis como as próprias circunstâncias cotidianas. Às vezes me vejo com excelência na solidão, outras vezes péssimo quando todos me encontram sorrindo. Também não tenho biografia dizendo sobre o que não sou, ainda não fui nem serei. E nem precisaria, pois enquanto vivo o indivíduo tende a apagar toda a sua história com um simples gesto ou ato.
Do mesmo modo, não tenho o nome fincado na imensa pedra – porém rochedo de rigidez aparente - dos importantes, dos socialmente reconhecidos nem das elites forjadas no poder. Sou apenas o homem simples que sempre procurei ver estampada na minha tez morena, o sertanejo que nunca fugiu nem omitiu suas raízes áridas e esturricadas, o eterno construtor de manhãs e dias melhores, o caminhante que precisa chegar.
Contudo, e eis a maior sinceridade em afirmar, não há ninguém sobre a face da terra que seja de felicidade mais completa. Vindo do interior, na capital sergipana passei de um banco escolar a outro e de repente já estava estudando História, Jornalismo e Direito. E estudei muito mais, tenho doutorado em muito mais, pois não há formação maior do que aquela conquistada conhecendo a terra, o homem, as relações sociais nela existentes, adentrando no mundo da pobreza e da miséria como se dele fizesse parte.
Repito que o meu trunfo maior não é nem nunca será minha formação acadêmica, mas sim o conhecimento que vou incessantemente adquirindo com a preocupação e estudo das coisas simples envolvendo meus conterrâneos, conhecendo toda a poesia da natureza sertaneja, a importância da lição de cada um na formação de um amplo conhecimento. Conhecendo o meu povo, vivendo o meu irmão sertanejo, também me conheço e passo a cada vez mais sentir que a honradez na simplicidade é a maior virtude na vida de um indivíduo.
Mas hoje também sou advogado militante e fui membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB/SE. Mas não sou apenas advogado, mas principalmente amigo dos meus clientes, mantendo os vínculos necessários para compreender os aspectos psicológicos e motivacionais de cada um. Sinto demasiada frieza em defender ou postular direitos apenas pela aparência.
E essa minha arte jurídica vem acompanhada de outras artes. Principalmente na arte do desenho e da pintura, na poesia, na crônica, no conto, no romance. Ilha das Flores, Desconhecidos, Evangelho Segundo a Solidão Tempestade, A Solidão e a Árvore e Outros Contos, Todo Inverso, Três Contos de Avoar, Já Outono, Poesia Artesã, Da Arte da Sobrevivência no Sertão, Estudos Para Cordel, Crônicas de Sol Chovendo, Sertão – Poesia e Prosa, Crônicas Sertanejas, Andante e Poço Redondo – Relatos Sobre o Refúgio do Sol, são todos livros de minha autoria já publicados.
E na minha gaveta ainda estão não menos de que quatro novos livros. Brevemente serão publicados. Mas enquanto isso vou fazendo os meus pequenos rituais, mantendo minha rotina espiritual: Conversando com Deus no céu do meu oratório, esperando sempre a chuva cair, acendendo meu incenso de lavanda e jasmim, ouvindo Barcarolle, de Offenbach.
E lendo minha Bíblia. Principalmente seguindo as lições de minha Bíblia.


Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: