SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 18 de abril de 2010

PEDAÇO DE NUVEM (Crônica)

PEDAÇO DE NUVEM

Rangel Alves da Costa*


Os estudiosos dos corpos atmosféricos afirmam que as nuvens que vemos suspensas lá no alto, pertinho do céu, se formam com vapores de água ou de gelo e existem para fazer chover sobre a terra, dentre outras coisas. Daí elas viverem passeando de um lado a outro, embranquecidas ou escurecidas, diminuindo a radiação solar e esperando o momento de despejar seus líquidos acumulados em forma de chuva.
Até aí tudo bem. O problema é quando um pedaço de nuvem de repente se solta e despenca lá de cima, e vem caindo toda branquinha feito bola gigante de algodão bem em sua direção, se aproximando do alcance dos seus olhos. Você, com o olhar pra cima, vai presenciando tudo, vendo o inacreditável acontecer, tem certeza que ela vai cair bem em cima de sua cabeça. O que fazer então, se não dá tempo nem mais pra pensar?
Se a nuvem cair nos seus olhos? Você não é nem estava triste, apenas está um pouco diferente porque não é agora que vai fazer a viagem dos sonhos, porque discutiu com o namorado por uma bobagem (simplesmente porque ele saiu com uma amiguinha sua, mas que bobagem!), porque suas notas na escola estão mais para o Internacional do que para o Grêmio, porque ontem foi seu aniversário e ninguém lembrou, porque você esqueceu o que não podia esquecer e está com medo de engravidar, porque seu espelho nunca mais sorriu pra você, porque você está simplesmente com vontade de chorar. Aí não vai ter mais problemas, pois se a nuvem cair nos seus olhos vai ter um bocado de lágrima pra chorar por um bom pedaço de tempo.
Se a nuvem cair em cima de sua cabeça? Você está preocupada porque o vestibular vem aí e ainda nem se matriculou no cursinho, está irritada porque o cachorro do vizinho ainda não comeu o bolinho de carne com chumbinho que você jogou pelo muro (ontem não conseguiu dormir com o danado latindo), está a tempo de explodir porque a Globo só transmite jogos do Flamengo, está quase espumando porque os produtos que compra pra casa estão aumentando de preço e diminuindo de tamanho, está uma arara porque foram mentir pra sua tia sovina que você disse que ela é avarenta e somítica, está uma cobra venenosa porque tem encontrado umas mensagens suspeitas no celular do namorado. Quer dizer, se a nuvem cair em sua cabeça poderá esfriá-la quando quiser, bastando ela dar sinais que vai esquentar e automaticamente a chuva começa a cair.
Se a nuvem cair nos teus pés? Você anda pela vida como se estivesse cumprindo uma sina de tristeza e solidão, você anda por aí correndo de um lado para o outro e nada de resolver seus problemas, você procura o melhor caminho e suas estradas estão sempre cheias de pedras e espinhos, parecendo que nada dá certo, e por isso mesmo dá vontade de chutar tudo para o ar e depois deitar no chão limpo e chorar as mágoas até serem expurgados do espírito todos os maus sentimentos. Com a nuvem tudo será mais fácil de ser resolvido, pois diante dessa situação poderá fazer com que caia um temporal repentino lavando tudo ao redor e assim, adiante dos teus pés estando um caminho novo e seguro, poderá caminhar sobre ele sem maiores preocupações.
Contudo, se a nuvem pairar acima de sua cabeça e por mais esforço que faça ela não atende e não chove de jeito nenhum, não lava suas mágoas nem leva os seus ressentimentos para longe, o melhor que tem a fazer é se acalmar, ficar tranqüila, procurar não querer confrontar a natureza humana com a outra natureza, a atmosférica, que está sob sua cabeça, sob pena de ser levada na enxurrada que cairá quando menos espere. Pois as coisas acontecem assim, na natureza e na vida.


Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: