SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 29 de abril de 2010

SER SERTÃO: DA ARTE DE SOBREVIVER – V

SER SERTÃO: DA ARTE DE SOBREVIVER – V

Rangel Alves da Costa*


Parecem inversas, coisas do outro mundo, essas lições do sertão que os governantes nunca querem aprender. Ano após ano e a mesma coisa; a mesma conhecida volta faminta batendo a porta e entra sem pedir licença; na panela do sol, o mesmo prato indigesto é apenas requentado. E esses governantes parecem gostar do reencontro com a miséria, a dor e a angústia. Mas miséria, dor e angústia nos outros, nos sertanejos, pois eles mesmos se refestelam nas verbas que deveriam ter ido e não foram. Dinheiro, verba pública, também guarda consigo essa coisa humana que é o esquecimento.
Os gestores terrenos da vida humana, como pretendem ser, articulam ações que não param por aí. Negligenciando perante a sorte dos outros, guardam em proveito próprio os frutos da omissão. Daí suas inteligências, suas espertezas. Sabem direitinho o bê-a-bá da malandragem, da politicagem, do favorecimento, do clientelismo, do assistencialismo.
Assim, toda seca que reluz é ouro para fins políticos. Nada melhor do que ter, a seu bel-prazer, carros-pipas, cestas de alimentos e o poder de escolha e contratação de trabalhadores para a realização de obras emergenciais. Como se diz para forçar um sorriso, mais doce que isso só o melaço que é saboreado escondido.
Ademais, repita-se, não se pode esquecer do tamanho do lucro político que isso tudo envolve. Os ganhos advindos com a miséria dos outros, prática constante e secular, nem de longe são percebidos pelo homem simples e humilde, ele mesmo vítima e peça mais importante desse nefasto jogo. A coisa é tão boa, tão grandiosa eleitoralmente, que ninguém, mas ninguém mesmo, dá um passo sequer para efetivamente mudar a situação.
Contudo, a situação de penúria e submissão que foi imposta ao sertão não justifica, em hipótese alguma, que alguns sertanejos debandem para o lado do crime. Não se pode negar a face marcante do banditismo social na região em outros tempos. Contudo, a situação era outra. Naqueles tempos o problema era generalizado, pois o fenômeno era motivado pelas condicionantes político-sociais da região, tais como a má distribuição agrária, o atraso econômico e o revanchismo, caracterizando-se ainda pelo aparecimento de grupos de bandoleiros errantes, que percorriam o sertão saqueando fazendas e cidades e lutando contra bandos rivais e as forças policiais.
Não se nega também as constantes ações dos jagunços contra os desafetos dos seus patrões, ceifando quantas vidas fosse preciso para que o poder de mando não fosse ameaçado. O que se observava, então, era o famoso crime de mando, onde o verdadeiro assassino ficava escondido por trás de sua autoridade sertaneja. A impunidade do coronel, do latifundiário, do político, sempre! Mas os tempos são outros, não se admitindo mais o estado de barbárie que se instalou noutros tempos, mesmo que se tenha de reconhecer as mesmas práticas com outros fundamentos.
Sem as raízes da violência de antes, porém com criminosos cada vez mais violentos, mais perigosos e ardilosos, assim se tornou o sertão. Aquele que tinha seu cercado com poucas cabeças de gado e lutava constantemente contra os problemas gerados com as estiagens, agora tem que lutar para ver amanhecer seus animais no pasto. Acordar e sentir que os seus dois garrotes ainda estão no pasto tornou-se motivo de sorte. Constantes tornaram-se os casos em que ladrões chegam com armamento pesado, vão cortando arames ou derrubando cercas e levam, como se fossem donos, o que quiserem. Não se contentam somente com animais, infelizmente.
Nas suas ações, os bandidos que atualmente assolam o sertão não se bastam mais em levar apenas os bichos, pois constantemente roubam também rebanhos de sonhos nas mocinhas que são estupradas e nas famílias que são forçadas a passar todos os tipos de constrangimentos e ver derramado o sangue dos seus sem poderem fazer nada. O que fazer meu Deus, perguntam um e outro. Muitos, não suportando mais o terror que se alastra, rumam sem norte para o norte. Trocadilho de vida é essa...
Qualquer resistência que encontrem, os bandidos respondem com tiros, matam, esfolam, abandonam os corpos em qualquer lugar. Agem como reinasse a impunidade, talvez até com a certeza de que jamais serão surpreendidos pela polícia. Assim, novas facções de marginais vão se formando a cada dia, cada vez mais bestializadas, truculentas, aterrorizantes, segundo as especializações de cada uma. Há os especialistas em roubo de gado, de motocicletas, de residências, de sítios e fazendas, de vidas e assim por diante, e todos com práticas que envolvem os maiores requintes de crueldades. E não se pode esquecer o crescimento do uso e do tráfico de drogas, que servem, por assim dizer, como rito de entrada para o mundo da bandidagem.
Não bastassem todos os problemas que surgem, a luta pela sobrevivência continua sendo um desafio de todo dia, na intensa busca para se viver com dignidade. Diferentemente de outrora, as classes sociais estão cada vez mais divididas. Os afortunados, grandes comerciantes, proprietários de muitas posses e os ditos remediados, estes formam uma classe quase que descompromissada com os mais carentes. Muitas vezes já comeram do mesmo pão, mas agora só faltam cuspir na sombra do pobre que passa.
Para os que estão por cima da carne seca, como se diz, tanto faz como tanto fez. Chova ou faça sol, o deles já está assegurado, garantido. Como os outros é que devem se virar, realmente alguns destes se viram como podem e a honradez e dignidade permitem. Muitos não arredam pé da seriedade e honestidade, preferindo continuar em precárias condições de sobrevivência do que servir de massa de manobra para os outros ou se rebaixar em troca de um tostão.
Existe, contudo, uma classe que, de exceção até bem pouco tempo, transformou-se numa verdadeira praga, que é aquela formada pelos aduladores, puxa-sacos dos administradores municipais. O pior é que muitos endeusam, defendem e até brigam pelo prefeito sem ter um empreguinho sequer, sem ganhar um vintém, sem serem favorecidos em coisíssima nenhuma, só para colocar em prática seus imprestáveis dons de bajuladores, até mesmo por falta de vergonha ou outra coisa melhor de se fazer na vida.
Muitos aduladores são frequentemente vistos lavando pratos, roupas e limpando o chão sempre sujo da casa do prefeito; ficam doentes em seu lugar; são vítimas antecipadas de tudo de ruim que possa acontecer com o seu deus; enfim, só não o colocam num andor e ficam pra cima e pra baixo porque faltaria tempo ao prefeito, que tem outras coisas mais importantes para fazer, como roubar dinheiro público, fraudar licitações e perseguir todas as pessoas sérias que votaram nele. Quem é sério não serve mais pra ser seu amigo, pois é por demais temeroso ter por perto alguém enxergando o lamaçal formado a partir do seu gabinete. Amigo bom, agora, é o que vê e finge que não viu nada, o adepto da propina, o que fecha o bico por um pirulito.
Mas há que se defender a classe dos aduladores, pois estão exercitando seu pleno direito de serem mais nojentos e sórdidos do que o abjeto que está sendo adulado. É feio, indigno, humilhante, mas não deixa de ser – e dói afirmar – um meio de sobrevivência.


Tendo longamente exposto sobre o assunto, o velho comeu um bolachão com mariola. Fazia parte de sua sobrevivência. Depois olhou para as nuvens e não viu nenhum sinal de chuva. Balançou a cabeça num gesto desalentado e saiu.




Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: