SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 14 de abril de 2010

TODO OLHAR É CAMINHO (Crônica)

TODO OLHAR É CAMINHO

Rangel Alves da Costa*


Depois de perceber que tudo na vida só pode ser alcançado seguindo em frente, tocando a boiada, trilhando os objetivos como num trem que parte de qualquer estação, enfim se fez a certeza de que todo olhar é caminho.
Todo olhar é caminho porque só queremos enxergar aquilo onde queremos ir, ter, ver, sentir. É inato em cada um que a mente formule as pretensões, os olhos delimitem o lugar e as fronteiras pretendidas, e o esforço, através da palavra, da ação ou do passo, procure atingir o que foi objetivado.
Somente os insanos diriam que vão sair pela noite porque querem encontrar o medo. Numa atitude normal, não seria caminhar pela noite procurando fugir do desconhecido? Assim, essa possibilidade de saber o que se quer é que faz o homem primeiro olhar para onde vai porque ao menos imagina onde possa chegar e o que vai encontrar.
Todo olhar é caminho porque os que querem vencer na vida primeiro olham para o futuro; porque os que caminham famintos por uma estrada olham ao redor sabendo o querem encontrar no momento; porque quem sai de casa sem destino ao menos imagina o destino que não quer ter; porque quem enxerga no alto nuvens carregadas que se aproximam procura chegar logo aonde vai ou busca se proteger quando a chuva começar a cair; porque até o passo que caminha procura fugir das pedras e caminhos e tenta encurtar o caminho. E tudo isso somente é possível porque o olhar antecede a busca, ao caminhar, ao seguir.
Todo olhar já nasce com endereço ou cria um destino no mesmo instante. O menino que vê a menina bonita dentre outras meninas fixa o que achou melhor porque pretende seguir os caminhos da aproximação, do diálogo, da conquista, do abraço, enfim. Se o amanhecer promete ser azul e embaixo dessa cor for possível o verde da praça e as outras cores do jardim, os olhos, ainda em casa, já estarão enxergando o que querem encontrar, e se não for assim, onde estarão o guarda-chuva e o agasalho para ir até a padaria comprar o leite e pão? A mente sabe o que quer, mas são os olhos que procuram.
Carteiro antigo na mesma localidade não olha mais o nome da rua nem o número da casa, o nome do destinatário já é o endereço certo, e é pra lá que segue certinho; o entregador de flores quer saber o ponto de referência porque tem outras entregas para fazer; o investigador vai juntando pedaços disso e daquilo até chegar ao que quer; a cobra se esconde por horas e horas na beira da estrada porque sabe que por ali vai passar um calcanhar; o pombo correio não voa em vão, o vento não sopra em dissonância com a predisposição atmosférica, o galo não canta antes de sentir a primeira luz, o medroso sempre tem medo de alguma coisa, a mocinha que abre a janela da frente de casa não quer enxergar a cozinha. Em tudo sempre haverá um objetivo, mas nada será alcançado sem que seja através do caminho do olhar. Isto porque é o olhar que primeiro pressente, sente e depois consente.
Quantos erros são cometidos porque os olhos não quiseram enxergar os exemplos que proliferam ao redor. Um dia, um garoto viu a situação de tristeza e de abandono de um rapaz dominado pelo vício da droga. O garoto o viu ali deitado na marquise quase sem forças para nada. Sabia das causas e sentiu no olhar aquelas conseqüências. Mais adiante o menino ficou imaginando qual destino poderia ter se enveredasse pelo mesmo caminho, e dolorosamente até se viu debaixo daquela marquise. E mais tarde ainda começou a usar droga.
O olhar não viu, por que o menino não continuou enxergando? Ora, simplesmente porque determinadas pessoas simplesmente desistem de seguir os exemplos do que viram ou não querem ver mais porque ali estará se enxergando. E quando não podem fugir em mirar enxergam apenas aquilo que desejam, guardando sempre uma paisagem ilusória para si. Quando a vida se descortina é que a realidade se mostra com toda a sua força.
Mas é melhor olhar do que ver. Os que sabem olhar enxergam sempre coisas boas adiante, procuram seguir pelos melhores caminhos, diferentemente dos que se contentam em simplesmente ver e aceitar as pedras à sua frente porque não procuram saber que a vida é cheia de atalhos, bastando querer olhar. E seguir em frente...



Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: