SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 25 de maio de 2019

DESDE QUE MUNDO É MUNDO



*Rangel Alves da Costa


Desde que mundo é mundo... E tudo acontece do mesmo jeito. Sempre foi assim. Não tem jeito de mudar. O que se via no passado, eis que agora se repente com a mesma feição. E assim por que desde que mundo é mundo há um sempre que nunca se modifica. Em muitas situações, com plena razão tais assertivas. Não há jeito de mudar, quando se imagina que possa acontecer diferente, logo se repente o acontecido e desde muito o mesmo acontecido.
Ora, alguém já viu onça virar tamanduá e cabrito se transformar em jegue? Lógico que não. Desde que mundo é mundo que o bicho nasce de uma espécie e na mesma espécie continua. O que nasce para ser aquilo, não há jeito de ser diferente. O pau que nasce torto vai se acertar depois de crescido? Dizem que não, eis que desde que o mundo é mundo aquilo que nasce torto há de continuar na curvatura.
E por que pretender modificar agora? Nem toda planta medicinal serve para todo tipo de enfermidade. Desde que mundo é mundo que a serventia do mastruço é pra desinflamação e do boldo é para a depuração do organismo. Não adianta infusão de limão com alho para baixar a febre, se a serventia da mistura é para a cura da gripe e do resfriado. Desde que mundo é mundo se sabe que a camomila é a planta certa para casos febris.
E por que muita coisa não se modifica desde que mundo é mundo, então muita coisa não deveria espantar quando acontece. Desde que mundo é mundo que gato mia no telhado, geme em cima da cumeeira, solta gemidos agourentos pelos escondidos. Há de se esperar seu silêncio noturno? E quando um bicho de estimação ataca? Simplesmente pelo fato de que desde sempre que a normalidade no bicho é atacar e não a passividade. Em tal contexto, seria de se esperar que uma oposição política aplaudisse as ações do governo que lhe é oposto?
Desde sempre que ser oposto é estar do lado contrário, em oposição a determinada situação. Na política, o eleito se torna situação e o derrotado passa a ser oposição. Mais adiante, tudo pode se inverter, pois acontece assim desde que mundo é mundo. O que seria realmente de se estranhar é que os polos se invertessem e a situação virasse oposição de si mesma e a oposição, sem nada a opor, apenas silenciasse.
Estranha-se porque se quer, mas desde que mundo é mundo a falsidade vem de cortesia. Difícil é encontrar amizade de verdade, com pessoas de caráter e honestidade, mas não seria de se estranhar que aquele acreditado de repente dê um coice por trás ou uma mordida pelas costas. Nada do outro mundo se uma mão afaga enquanto a outra procura a arma para ferir. Nenhuma aberração da vida se a pessoa agraciada agora no instante seguinte já esteja falando mal daquele que lhe ajudou. Ora, desde que mundo é mundo que acontece assim.
Esperar do outro eterno respeito é querer demais. Raramente acontece que a honra não seja desonrada por vil moeda. O normal é que a quebra de confiança se dê por motivo fútil, por safadeza mesmo. Ademais, ninguém é tão ingênua assim de acreditar que as palavras e as promessas na igreja, perante o padre e na hora do casamento, tenham eterna validade. As traições estão na moda e desde que mundo é mundo que os adultérios existem, que as puladas de muro existem, que a falta de vergonha faça parte da vida de muitos.
Estranhar por que agora? Desde que mundo é assim. Incorre em pecado mortal aquele que deseje a eterna pureza no outro. Quem faz errado consigo mesmo não haverá de querer que o outro seja exatamente aquilo que não é nem nunca será.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: