SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 9 de maio de 2019

Palavra Solta – palavras de alguém feliz



*Rangel Alves da Costa


Perguntam-me e não sei - juro que não sei - responder. Por que, tantas vezes, a felicidade humana é vista apenas pela falsa riqueza material que se tem? E, erroneamente, dizem que o bem de vida é aquele de casa bonita e carro possante. Afirmam que rico é aquele que vive arrotando moedas. Alardeiam que o de vida fácil é aquele que não se preocupa com contas a pagar. Asseveram que o poderoso é aquele que manda e desmanda no seu meio e mais além. Pronunciam que o ricaço é aquele que tem tudo na hora que bem desejar. Engano, e quanto engano pensar assim! A riqueza material é como a poeira da morte que a tudo esvai. A verdadeira riqueza humana está na alma bondosa, na humildade do ser e na paz pelo respeitoso convívio. Na foto abaixo, por exemplo, eu sou o mais rico dos homens. Nada é meu, mas estou ao lado e junto daquilo que amo e gosto. Minha paz de espírito provém do diálogo e do encantamento com este mundo que é tão meu, pois sertanejo igual a terra, cipó e bicho. Minha riqueza está em poder usufruir, amando e respeitando, cada pedaço de chão e cada grão de areia. Não, não quero entrar num carro bonito, fechar os vidros, e fazer de conta que tenho tudo e que sou feliz. Quero ser o rei, mas de um reinado de pés no chão, de passos na areia, de abraços recebidos nas portas e janelas que encontrar, de amigos de mãos calejadas e todos aqueles que prezam o sangue sertanejo que têm. Eis, assim, na fotografia, a moldura mais fiel do reinado que tanto almejo ter: um sertanejo num lar chamado sertão!


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: