SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 7 de maio de 2010

QUEM SABE FAZER O BEM? (Crônica)

QUEM SABE FAZER O BEM?

Rangel Alves da Costa*


Acordamos bem, acordamos hoje, e daqui até o anoitecer e adormecer novamente temos muito o que fazer no dia, temos planos para colocar em prática e grandes realizações que certamente acontecerão. Assim queremos e perseguimos as possibilidades positivas porque somos pessoas boas, humanitárias, de bom coração, sempre fazemos o bem, fazemos dos mais carentes e humildes uma grande preocupação em nossas vidas, por isso mesmo é que estamos dispostos a olhá-los e ajudá-los ainda mais nesse dia feliz, talvez compartilhando um pouco dessa nossa glória. Mas será que a vida é assim mesmo?
É. A vida é assim mesmo e mais ainda, com muito mais realizações do que muitos não conseguem fazê-las em um só dia. Para estes, o dia é curto, breve, passageiro, mas sempre sobram tempo e espaço nos afazeres para querer mais e mais, para pensar somente em cifras, para lucrar com tudo e em tudo, para que cada minuto signifique mais um acréscimo na sua conta do que o real valor que ele possa ter. Mas a vida não se resume somente a isso, a viver para ter e ter mais, pois também sobra tempo para fazer doações, para visitar asilos e orfanatos, para ouvir e ajudar as famílias carentes, para ser voluntário, para simplesmente dar a mão ao que agradece até um olhar. Mas será que é assim mesmo que funciona?
É. E é porque ontem foi assim. Os grupos de apoio à criança com câncer, as pastorais das crianças, adolescentes e idosos, os centros de recuperação, as entidades de filantropia, as obras sociais da igreja, as cruzadas pela vida e todas as instituições que cuidam dos carentes, doentes e necessitados receberam ontem o seu devido quinhão. Ainda está registrado na página de ontem do livro de doações. E só foi possível que isso acontecesse porque você acordou com seus planos, colocou todos em práticos e ficou mais rico alguns números, mas não esqueceu de doar um pouco de si nem do que tem sobrando. Mas será que foi realmente assim?
Foi. E foi porque hoje você está com a consciência limpa, com o espírito aliviado e tem a certeza de que se livrou de um balaio de pecados. Agora durante o dia você até que pode exceder um pouquinho, pecar mais um pouquinho, praticar um pouquinho de ilicitude. Diante do que você fez ontem e vai voltar a fazer amanhã, certamente que estará perdoado e não será um pecadinho qualquer que vá turvar o seu dia de felicidade. Ora, se você tem a plena consciência que pode viver muito bem com um pé sendo cristão e outro como ladrão, então que o seu reconhecimento seja somente pelo bem que faz. Ademais, errar é humano, e sendo humano você tem certeza que os erros são pequenos grãos diante de suas virtudes. Pensar assim é correto?
Não para o que verdadeiramente sabe e lembra do bem e do mal praticados ontem, que é consciente do que pode fazer hoje e do que planeja fazer amanhã, sem que nesse plano futuro só exista um paraíso como cenário. Este, tomando por base as ações de ontem e o que seja possível fazer hoje, certamente saberá dos limites do dia de amanhã. E mesmo que não consiga levar adiante o que pensou fazer hoje e no mesmo instante saiba das dificuldades de fazer amanhã, certamente será uma pessoa que verdadeiramente pode dizer que tem compromissos com a vida.
O que não pensa em fazer continuamente o bem, que nunca planeja agir para o bem, apenas se sente realizado quando pensa trocar um pecado por uma fralda ou um pedaço de pão, pensa que vai se redimir ao dar uma moeda ao flanelinha. Contudo, se sente tão envergonhado pela sua indisposição íntima para enxergar os mais carentes que nem quer reconhecer o que é nem como fazer o bem, procura esquecer a grandeza e o significado de uma boa ação ou de uma doação, faz de tudo para olhos somente para a sua realidade.
Qual o significado que o ontem pode ter para as pessoas? Só tem prazer em reviver o passado quem deixou rastros bons pelo caminho. Qual o significado do hoje para os viventes? Só pode se regozijar em viver o momento quem sabe construir para se ter prazer agora e depois. Qual o significado do amanhã e depois e depois para os que querem chegar até lá? Só pode agradecer pelo dia seguinte quem soube viver o ontem e o anteontem, pois no bem que realizou é que está o significado de sua existência.
Poderia ser diferente, mas está escrito em qualquer lugar como lição de vida: Os olhos dos ricos só querem enxergar suas riquezas, e quando têm que enxergar o que doam se sentem cansados por nunca encontrar o que possam ver.



Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: