SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 14 de maio de 2010

TELEFONEMA (Crônica)

TELEFONEMA

Rangel Alves da Costa*


Passados uns sete dias após o falecimento de Jesbal, o telefone toca em sua casa e um irmão seu atende:
- Alô...
- Bom dia, aqui é da Financiadora Emprestex, o Sr. Jesbal dos Santos se encontra?
- Gostaríamos muito que ele se encontrasse minha senhora, mas ele faleceu há sete dias...
- Então ele não se encontra?...
- Infelizmente não, minha senhora...
- Mas sabe a hora que posso retornar a ligação para falar com ele?
- Minha senhora, acho que a senhora não entendeu bem: o meu irmão Jesbal faleceu, morreu, não pode mais ser encontrado aqui...
- Mas então o senhor sabe me informar onde posso encontrá-lo?
- Do jeito que ele era até que posso dizer onde ele possa estar, mas é melhor não...
- Sabe o que é meu senhor, é que estamos com uma promoção maravilhosa para pagar o seu débito com 50% de desconto, será que ele não teria interesse?
- Minha senhora, a promoção veio tarde demais e creio que por enquanto ele não vai poder pagar essa dívida...
-Não entendi direito senhor, será que o senhor quis dizer que ele prefere que o seu nome seja inserido nos órgãos de restrições de crédito, quando não mais poderá fazer crediário algum, e isto sem falar na cobrança judicial que contra ele poderá ser acionada?
- Tanto faz como tanto fez, pois ele já morreu, faleceu, e pelo que eu saiba os mortos não fazem mais compras e nem vão se defender em juízo...
- Mas senhor, é para evitar isso tudo que eu precisava muito falar com ele...
- Mas ele não está minha senhora, nem hoje, nem mais tarde, nem nunca mais...
- O senhor quis dizer que ele se mudou?
- Ah! Isto sim, ele se mudou e pra bem longe...
- O senhor poderia me fornecer o novo endereço dele?
- Minha senhora, é que tenho sérias dúvidas pra onde ele deverá ter ido. Mas a senhora pode mandar logo duas cartas de uma vez só se quiser, num dos dois endereços ele poderá ser encontrado. A primeira carta mande pro céu e a segunda pro...
- Um instantezinho que vou anotar. A primeira carta é pra mandar para o céu e a segunda senhor?
- A segunda é para o inferno mesmo...
- Não estou entendendo senhor. O senhor disse que a primeira é para o céu e a segunda é para o inferno, foi isto mesmo senhor? É rua ou avenida, e o número senhor?
- Pelo amor de Deus, minha senhora, já está me faltando a paciência, mas vou procurar ser bem claro pela última vez: Jesbal dos Santos faleceu, morreu, mo-o-mo, rê-ê-rê, u, mor-reu, foi pra debaixo do chão tem sete dias...
- Ah! Sim, morreu. O senhor poderia repassar um recado pra ele por gentileza?
- Pois não minha senhora, quando eu for num centro espírita repassarei o recado. Diga...
- Diga a ele que por favor entre urgentemente em contato com Jane pelo telefone...
- Darei o recado minha senhora, mas acho melhor que ele vá pessoalmente falar com a senhora, fazer uma visitinha na sua casa mesmo, à noite, lá pelas duas horas da madrugada, está bem?
- Não entendi direito senhor...
- Tin-tin-tin-tin-tin...




Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: