SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 2 de junho de 2019

CARRANCAS DO VELHO CHICO



*Rangel Alves da Costa


Carranca é cara feia. É bicho feio da peia. Na embarcação vem na proa como bandeira que hasteia, mas sua intenção verdadeira é espantar o perigo que alardeia.
Protegendo a embarcação vem a carranca assombrosa, com a cara grande feiosa, com assombração não quer prosa, só quer que o barco navegue livre da água ruidosa.
Os dentes grandes da carranca, o nariz imenso que atravanca, a língua avermelhada é do tamanho de tamanca, e logo faz espantar o assombro n’água e da barranca.
A história da carranca é tão velha quanto o rio. Num tempo de água muita, navegar com desafio, vencendo as profundezas e o de causar arrepio, mistérios e assombrações, em tudo o calafrio.
As águas possuem beleza, mas também muita afoiteza. Imagina a mansidão, mas logo vem a correnteza. E navegar desprotegido é desafiar os desconhecidos da natureza, é pensar fazer o certo quando tudo é incerteza.
Nos áureos do São Francisco, grandes embarcações navegavam, nas águas se enfileiravam com destinos ribeirinhos e até no rio pernoitavam. Então surgiam os mistérios que nas águas espanavam.
Seres desconhecidos surgidos das profundezas, coisas estranhas demais com fúria e com brabezas, fazendo o navegante temer naquelas águas de incertezas. E foram buscar proteção numa cara de rudeza, na carranca mais feiosa e seu jeito de malvadeza.
Dum tronco grosso de madeira, o artesão foi moldando, com sua arte cortando e a carranca criando. Um misto de gente e bicho, com os olhos esbugalhando, o nariz se achatando, a língua se avolumando e os dentes ponteando.
Quem avista uma carranca logo começa a temer, pois a cara enfurecida faz a pessoa tremer, por medo que ela avance e queira a pessoa comer. Foi com essa intenção, para a embarcação proteger, que a carranca vai na frente espantando o que na frente aparecer.
Tendo à frente a carrancuda com sua cara horrenda, não há ser que não se ofenda e que não fuja da senda. Os maus espíritos do rio surgidos de cada fenda, logo somem ao avistar a cara de pouca prenda, com seus dentes afiados e sua língua tremenda.
Não há navegante que não saiba dos perigos de um rio. Basta entrar nas águas e é lançado o desafio, e quanto mais distancia mais perde a chama o pavio, do nada o inesperado, no corpo o arrepio. Mas com a carranca na proa o percurso é macio, pois a cara feia espanta tudo e das águas faz senhorio.
A carranca é como escudo contra o desconhecido que vem, das profundezas e além e das beiradas também, afastando todo mal que o mistério detém, fazendo sumir das águas o mal que faz vai-e-vem.
A carranca é como arma para vencer o inimigo, para afastar o perigo e para livrar a embarcação de um possível castigo. Basta que sua imagem, com cara de pouco amigo, surja na curva do rio que o caudal se faz amigo.
As carrancas do Velho Chico não existem mais como outrora, com o tempo foram embora, desfeitas de hora em hora. Uma ali outra acolá, como se o rio em nada mais apavora, com sua magreza de água que faz sofrer e que chora.
Quando avistar uma carranca, pois não tenha medo não. Na cara feia a proteção, do Velho Chico o seu pendão, uma arte na história e um fazer de tradição, num tempo em que o homem navegava em profusão.
Imagino aquelas águas e a carranca chegando. Barcos grandes e pequenos pelo Velho Chico passando. Ribeirinho no seu mundo e o mundo inteiro remando. Saudade que vem chorando, lágrima que vai secando.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: