SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 20 de junho de 2019

Palavra Solta – conversando com o sertão



*Rangel Alves da Costa


Sou sertanejo. Nasci no semiárido sergipano e rodeado de mandacarus e xiquexiques. Desde meninote que piso no chão de terra, que falo com a pedra, que dialogo com passarinho. Por isso que de vez em quando eu converso com o sertão... E de vez em quando eu ouço o sertão falando comigo. E você, já ouviu o sertão falar? Converse com ele e logo ouvirá sua voz! No meu caso, saio da vida urbana, citadina, sigo pelos beirais das estradas, procuro o silêncio das matas e arredores para, enfim, conversar com o sertão. Vejo um passarinho e pergunto pelo seu ninho. Ele me diz que não existe mais ninho, pois toda caatinga já foi derrubada pelo homem. Vejo uma pedra e com ela puxo um proseado. Pergunto pelo calango que sempre estava por ali, mas ela me diz que o menino matou o calango para comer na última seca grande. Converso com o pé de pau que raramente encontro, vez que tudo parecendo desertificado e nu. Gosto muito de prosear com a flor do mandacaru. Uma sábia, esta bela flor. Não que me venha com grandes lições, mas pela sua própria existência, eis que dura apenas uma noite a bela flor do mandacaru. Nasce ao anoitecer e ao amanhecer já se despede da vida. Tão bela e tão curta vida. Assim como muita vida que jaz igual flor do mandacaru.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: