SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 3 de setembro de 2019

QUATARVO, O RIACHO DAS MORTES



*Rangel Alves da Costa


Acaso perante uma fotografia, ao fundo, avistava-se o leito de um simples riacho sertanejo. Contudo, este riacho de nome estranho ao sertão, já teve no seu largo e nas suas ribanceiras o sangue espargindo sem piedade. Seu nome: Riacho do Quatarvo.
O Riacho Quatarvo está localizado nos arredores da Comunidade Areias, em Poço Redondo, sertão sergipano. Mais uma localidade, dentre tantas outras, cuja presença cangaceira deixou marcas profundas e dolorosas.
Muito foi o sangue escorrendo por cima de suas poças e nas beiradas mais acima de suas entranhas. Um pouco mais acima, porém ainda perto das ribanceiras, está a famosa Pia das Panelas, coito cangaceiro onde as decisões de vidas e de mortes eram tomadas.
Exemplo disso foi a morte de Rosinha de Mariano. Após a morte de seu companheiro, e não mais desejando continuar naquela vida sofrida do cangaço, a então viúva pede permissão a Lampião para ir passar uma breve temporada com sua família.
Mesmo relutando, o líder cangaceiro permite, mas sob condição de qual em tal dia e tal hora ela retornasse. E ela não cumpriu o combinado, só voltando ao coito depois da chegada de um recado medonho.
Ora, Lampião não permitia que cangaceiro simplesmente deixasse o bando por desejo próprio. O cangaço possuía muito segredo que não podia ser revelado de jeito nenhum. O cangaço possuía código de conduta, era conduzido a partir de regras que não podiam ser quebradas.
Temia-se que Rosinha, sendo mulher, abrisse a boca para revelações. E a ordem de retorno descumprida foi sua sentença de morte. Retornou sem saber que ia morrer, mas sua sina já estava traçada, e de forma impiedosa. A incumbência foi dada aos cangaceiros Zé Sereno, Juriti, Balão e Vila Nova.
E foi aí nas beiradas deste riacho sertanejo, o Riacho Quatarvo, que a ex-companheira de Mariano tombou sem vida. Morta por companheiros do próprio cangaço e tendo um fim que jamais esperou para uma mulher já passada por tanto sofrimento.
Nestas ribanceiras ocorreram nada menos que cinco mortes, dentre as quais a de Lídia de Zé Baiano, de Zé Vaqueiro e de Preta de Virgem. E dizem que também o cangaceiro Coqueiro, delator do pulado de cerca de Lídia.
O Quatarvo é um riacho que junta água em época de chuvarada, mas o sangue ali também pode ser avistado em correnteza.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: