SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 13 de setembro de 2019

FILHOS QUE ORGULHAM POÇO REDONDO



*Rangel Alves da Costa


Poço Redondo deve se orgulhar dos filhos que tem. O sertão sergipano inteiro deve se orgulhar dos filhos de Poço Redondo.
Desde Jorge Alves Sobrinho (meu tio materno filho de Dona Marieta e China do Poço, meus avôs), que foi o primeiro graduado e o primeiro advogado nascido nestes ermos sertanejos, que Poço Redondo vem demonstrando a potencialidade dos seus.
Sertanejos que lutaram pelo alcance do sol, pela janela e porta abertas, abrindo caminho ao sucesso. E que hoje são exemplos bons nos mais amplos universos profissionais e nas mais diversas conquistas da vida.
Atualmente, o que se tem é uma grandiosidade de profissionais excelentes no exercício da medicina, no direito, na odontologia, na engenharia, na química, na biologia, e muito mais.
Alguns anos atrás, o surgimento de um filho de Poço Redondo formado era raridade. Até mesmo para o magistério, profissão que se caracterizava como uma necessidade local, eram poucos os que se aventuravam em buscar a formação noutras regiões e lugares.
Mas a situação foi mudando de tal ponto, que atualmente as profissões mais inesperadas, e de formação acadêmica, já foram alcançadas pelos da terra. O tempo passou e o que se viu foi a demonstração da grandiosidade capacidade de conhecimento do sertanejo.
Nagel Alves Costa, por exemplo, além de professor universitário na área da pesquisa em engenharia química, possui especialização, pós-graduação e doutorado. Já defendeu diversas teses e sempre alcançando reconhecimento máximo em todas.
Artime Alcino Alves, filho de Dona Peta e Seu Alcino, é tão poço-redondense quanto a Rua dos Vaqueiros e o Tanque Velho. Aliás, meninote ainda pelo chão sertanejo, vivenciou esse tempo como todo menino fazia: brincando com amigos e cativando os seus conterrâneos.
Esse amor pela terra e pelos amigos jamais se afastou do médico e do militar, pois Artime, além de suas especializações na medicina, é também médico-militar e já de elevada patente.
Contudo, apenas um sertanejo de Poço Redondo, como faz questão de dizer perante todos que o procuram. E a cada encontro com conterrâneos, então o médico se transforma logo como num amigo em pé de calçada, em proseado, querendo saber sobre tudo e todos.
Com sua irmã Arianne não é diferente. Sua força de acolhimento, seu sorriso e suas palavras, somam-se ao poder do tratamento e da cura. São médicos que trabalham na capital, mas cujos ofícios são exercidos como se vestidos de sol.
O mesmo sol iluminado e cativante de um berço de nascimento chamado Poço Redondo.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: