SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

RÁPIDA ANÁLISE SOBRE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES EM POÇO REDONDO

RÁPIDA ANÁLISE SOBRE AS PRÓXIMAS
 ELEIÇÕES EM POÇO REDONDO

                                  Rangel Alves da Costa*


Segundo a letra do hino, todo brado será retumbante. Por consequencia, a todo mundo é dado o direito de querer ser ouvido nos seus queixumes políticos, nos seus inconformismos, na sua indignação.
Cabe à juventude, parcela eleitora que se presume mais consciente e com maior poder transformador, espalhar esse eco inconformista. Ora, não basta dizer apenas que o atual prefeito não presta, que sua gestão arruinou o município, que a cidade e adjacências são verdadeiros escombros de guerra. Não, o grito do inconformismo que deverá ecoar deve ser outro.
 Qualquer pessoa minimamente consciente conhece dos malefícios que esse gestor espalhou feito uma praga em Poço Redondo. Isso todo mundo já sabe, porém ainda tem gente que lhe pede a benção, mata e morre por ele, implora para que seja açoitado com a falsa cruz que carrega. É verdadeiramente um povo que nasceu para sofrer, submisso, escravizado, subjugado.
Infelizmente, essa gente que alimenta o verme que destrói a vida do município é a maioria. Uma maioria formada por analfabetos, forasteiros usurpadores de terras, fanáticos, submissos e aduladores. E observem bem qual o índice de analfabetismo no município e qual o número de forasteiros que se alastra pelas beiradas das estradas e mais adentro. Tudo isso forma a maioria que alimenta o nefasto grupo político atualmente no poder.
Verdade é que os ditos “alfabetizados”, “conscientes”, “eleitores que sabem escolher”, não deveriam pagar pela má escolha dos outros. Mas pagam, e muito caro. Quando o apoiado pelas classes subalternas é eleito, logo começa a manejar seus eleitores com pão, circo e ignorância. E todo mundo fica satisfeito porque não sabe distinguir o certo e o errado. Se soubesse não repetiria o erro.
Por sua vez, o restante da população – aquela que se torna vítima por causa dos que não sabem escolher – logicamente que se torna alvo das arrogâncias, brutalidades, arbitrariedades, perseguições e tudo o mais de ruim que o eleito possa fazer para mostrar sua força. Ora, afinal tem de dizer, através de ações arbitrárias e aviltantes, quem manda no município.
O que, então, aqueles que se sentem vítima da administração deveriam fazer? É até uma resposta muito fácil. Deveria agir não esculhambando com o prefeito, dizendo isso ou aquilo. Quanto mais fazem isso mais perdem tempo, pois para ele tanto faz se continua privilegiado perante os seus eleitores, perante a classe empobrecida, forasteira e analfabeta.
Daí que o eleitor consciente, aquele que deseja mudar os destinos de Poço Redondo, deve se voltar de corpo e alma para um trabalho de base, como uma missão transformadora perante as pessoas empobrecidas e que vivem nas distâncias do município; junto aos analfabetos, de pouca leitura e conhecimento, falando a sua mesma linguagem e fazendo-os ver da importância de se eleger outra pessoa; perante os forasteiros, fazendo-os sentir que são parte do município, também filhos por adoção, e por isso mesmo essencialmente importantes nas importantes mudanças.
Já quanto ao nome do melhor candidato é muito mais difícil dizer do que apontar qual é o pior. E também não adianta se revoltar e apenas dizer que vai votar neste ou aquele candidato apenas porque é filho de Poço Redondo. Tem candidato filho do lugar que não deveria nem ser filho do lugar.



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: