SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

VERSOS QUE LEMBREI AGORA (Crônica)

VERSOS QUE LEMBREI AGORA

                       Rangel Alves da Costa*


Sou sertanejo, seu moço, e com orgulho danado. E com altivez maior do que o resto do mundo, pois o mundo que nasci e me criei, cresci e me lançou na estrada, possui a sublimazia de ser uma terra abençoada.
De Poço Redondo sou, seu moço, lá no sertão sergipano mais esturricado e mais quente, mais seco e de sol imenso, com uma lua majestosa que chega pro povo cantar a esperança na vida. Lá morreu Lampião, por lá corre um rio imorredouro com sangue pacífico da minha linhagem familiar.
Agora mesmo estou na cidade, noutra cidade que não meu lugar. Aracaju é boa e bonita, com ares ainda interioranos, mas nem de longe se compara com a imensa riqueza que tem meu rincão, ainda que o sal da vida tempere impiedosamente a seca e o sofrimento de muitos.
Possuo motivos demais para recordar o meu berço, o meu povo e tantos caminhos por onde passei. Tenho cravada no peito essa doce recordação, fincada na valorização da mais autêntica cultura sertaneja. Assim meu pai me ensinou, sendo ele próprio o maior cultuador da saga sertaneja e de sua história.
Sua vida é pesquisar e escrever sobre as lides cangaceiras nordestinas e principalmente nas fronteiras poço-redondenses e arredores. Não ouve outra música a não ser moda de viola, autêntica raiz saída do pinho de Tonico e Tinoco, Zico e Zeca, Tião Carreiro e Pardinho, Liu é Léu e tantos outros.
Ele, o velho Alcino, também é compositor, parceiro de Dino Franco, autor de canções sertanejas que se tornaram um primor na voz das duplas caipiras Dino Franco e Mouraí e Dino Franco e Fandangueiro. A alagoana/sergipana Clemilda também gravou composições de sua autoria. Quando do seu lançamento, lá pela década de 70, “Seca Desalmada” fez estrondoso sucesso.
Como afirmado, foi através dele que comecei a apreciar a música caipira, canção de raiz e melodia cheirando a terra e a sua gente. Encantei-me, por exemplo, com a magistral “Flor do cafezal” na voz de Cascatinha e Inhana, com “Saudade da minha terra”, na voz de Belmonte e Amaraí, com “A caneta e a enxada”, na voz de Zico e Zeca. Inesquecíveis são “Couro de boi”, “Boiadeiro errante”, “Chalana” e “Poeira”, dentre tantas outras.
Não citei canções na voz de Tonico e Tonico propositalmente. Desde criança que aprendi a admirar profundamente não só a voz como as letras das músicas dessa dupla genial, não só irmãos de nascença como gêmeos de todo mundo que reconhece e valoriza a terra sertaneja. Não há igual no dedilhar a viola e no cantar a matutice dessa gente cheirando a chão, a sol, a suor, a trabalho, a noite de luar, a paixão pela caipirinha mais bonita.
E meu pai, com sua pequenina radiola azulada, quase do tamanho da capa de um vinil, ora em casa ora na praça da matriz já nas alturas da meia-noite, atendendo a voz do seu matreiro coração sertanejo, escolhia a dedo cada música e fazia ecoar pelos recantos enluarados os mais lindos versos. E que belos versos lembrei agora:
“Eu me desperto em arta madrugada/ Em arvorada ponho-me a cantar/ Em tom profundo lamento em meu pinho/ Triste sozinho vivo a recordar/ Vem ouvir ingrata quem deixou de amar/ Somente a lua no céu estrelado/ Está a meu lado, surgiu num clarão/ E tu querida nem abre a janela/ Vem ouvir donzela a minha canção/ Tu foi aquela muié sem coração...” (Eu e a lua).
“Antiga carta guardada/ Que o tempo amarelou/ É lembrança do passado/ Que no meu peito ficou/ Cada frase é uma saudade/ Do tempo do nosso amor/ Hoje é um risco de tinta/ Relendo o meu pensamento/ Cada letra é um suspiro/ Que ficou no esquecimento/ Resto de amor é saudade/ No livro do sofrimento...” (Velhas cartas).
“Nestes verso tão singelo/ Minha bela, meu amor/ Pra você quero contar/ O meu sofrer e a minha dor/ Eu sô que nem sabiá/ Quando canta é só tristeza/ Desde o gaio onde ele está/ Nesta viola eu canto e gemo de verdade/ Cada toada representa uma saudade...” (Tristeza do Jeca).
“Lá no mourão esquerdo da porteira/ Onde encontrei vancê pra despedi/ É uma lembrança minha derradeira/ É um versinho que eu nele escrevi/ Você eu sei passa esbarrando nele/ E a porteira bate pra avisá/ Você não lembra que sinal é aquele/ E nem se quer se alembra de oiá...”.
Não são apenas os versos que lembrei agora, não são apenas os tempos idos que lembrei agora. Sorrio de alegria por ter o prazer de ter vivenciado e ainda conviver com tanta autenticidade da vida do meu sertão, mas também chorando por dentro pelo desprezo que o povo faz de sua própria raiz.



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: