SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 8 de julho de 2019

A MILAGROSA CACHAÇA DO MEMORIAL



*Rangel Alves da Costa


Alguém denominou de Tenda dos Milagres as prateleiras com as cachaças misturadas no Memorial Alcino Alves Costa, em Poço Redondo, no sertão sergipano. Já outro afirmou ser O Terreiro da Rezadeira, eis que ali, entre infusões de mato, raspas de pau, folhas e grãos, sempre há uma cura para os males físicos. E ainda outro simplesmente denominou de A Prateleira dos Desenganados, pois, segundo ele, ali o renascimento aos que chegam com tristeza profunda e em tempo de querer partir dessa vida.
Seja como for, ou sob a denominação que se deseja dar, a verdade é que a cachaça do Memorial já se tornou tão famosa quanto necessária a muitos. E muita gente entra no espaço e, sem ao menos lançar o olhar para o interessante acervo ao redor, vai diretamente ao local das bebidas. Escolhe a que deseja, repete outra e mais outra, e depois faz o mesmo percurso como se nada mais interessasse. O que interessa mesmo é a cachaça sendo saboreada e a vontade de beber muito mais.
A verdade é que além de possuir um belíssimo e grandioso acervo histórico-cultural do percurso poço-redondense e sertanejo, o Memorial Alcino Alves Costa parece que vem operando verdadeiros milagres. Milagres da ilusão que uma dose de cachaça vai diminuir a dor de amor, que vai apagar a saudade de uma ex-namorada, vai alegrar um coração que está entristecido por motivos muito mais sérios. Mas se acham que raiz de pau possui o dom e o poder de acabar com os ditos sofrimentos, então que repitam a dose.
No seu recanto de bebidas da terra, em prateleiras com sortimentos da legítima casca de pau - e que muitos chamam de farmacinha - a cura de enfermidades é garantida, segundo afirmam e comprovam. Cilço do Milho só chega doente, reclamando disso e daquilo, e de repente, após duas relepadas, já está completamente curado. Toshiba chega num cansaço danado, reclamando de dor nas costas e nas juntas. Depois de duas doses passa a querer pular, a dançar, a zanzar.
A vaqueirama que chega tristonha, emudecida, logo cria encorajamento e os causos e os aboios ecoam cheirando a quixabeira, pau d’arco, boldo, cidreira, umburana, ameixa, quebra-pedra e muito mais. Já testemunhei sertanejo chegar alquebrado, todo se contorcendo de dor, e num instante já estra parecendo rapazote cheio de sibiteza. Verdadeiros milagres acontecem através da farmacinha do Memorial. A tristeza logo se transforma em esfuziante alegria, a mudez logo se torna em converseiro danado, aquele de poucos amigos começa a abraçar todo mundo.
É ou não milagre?


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: