SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 17 de julho de 2019

PALAVRAS E PENSAMENTOS



*Rangel Alves da Costa


Não acendi a lamparina do sol nem dei luz ao candeeiro da lua. A única coisa que fiz foi não deixar que as chamas se apagassem em mim.
Não coloquei água na nuvem nem abro a torneira para a chuva cair. A única coisa que fiz foi ter a perseverança de semear até a chegada dos pingos.
Não pintei de amarelo o entardecer nem de avermelhado o por do sol. A única coisa que fiz foi não deixar que as tintas se derramassem senão no meu olhar.
Não Tirei o frio do congelador nem o calor de dentro do forno abrasado. A única coisa que fiz foi deixar que tudo acontecesse perante os ditames da natureza.
Não escrevi versos em flor para um amor nem teci estrofes de dor para um desamor. A única coisa que fiz repassar para o papel o meu instante de alegria ou de sofrimento.
Não achei a cor azul mais bonita nem a cor vermelha a mais bela. A única coisa que eu disse é que todas as cores do mundo deveriam ter os matizes do arco-íris.
Não disse que gosto de café bem quentinho ou que prefiro o café já refrescado na xícara. A única coisa que eu disse é que tenho de ter um cigarro para fumar depois.
Não silenciei na hora nem gritei naquele instante. A única coisa que fiz foi olhar e não acreditar no que via.
Não falei que prefiro milho cozido a milho assado. A única coisa que fiz foi sentar no tamborete e ficar esperando qualquer espiga de milho, que fosse assada ou cozida.
Não fui por que o caminho é sem curvas ou por que a estrada era em linha reta. A única coisa que fiz foi me encorajar para seguir por qualquer percurso, sem nada temer, na força da fé.
Não fiquei enamorado por que o beijo dela era doce ou por que o seu abraço era caloroso e apertado. A única coisa que fiz foi ouvir sua palavra, e por isso enamorei.
Não aceitei um Deus da igreja nem um Deus de outros cultos. A única coisa que fiz foi aceitar um Deus no qual acredito existir e que possui templo sagrado em meu coração.
Não disse que sempre prefiro o sim e sempre ignoro o não. A única coisa que fiz foi ouvir novamente a pergunta para responder sem medo de errar.
Não disse que prefiro mulher nua à mulher vestida de longo. A única coisa que fiz foi dizer que não precisa estar nua ou vestida para ser bela pelo próprio jeito de ser.
Não imaginei que a cultura diferenciava os povos ou que o modo de viver de cada povo pudesse ser afetado pela própria cultura. A única coisa que fiz foi dizer que respeito toda cultura e todo povo.
Não afirmei que a moça à janela deveria levar um lenço à mão ou que suas lágrimas deveriam molhar sua face. A única coisa que fiz foi dizer que cada deve navegar no rio de suas lágrimas.
Não disse que o certo estava certo e o errado estava errado. A única coisa que fiz foi afirmar que o certo e o errado dependem daquele que quer comprovar sua razão.
Não afirmei que durmo por que estou cansado ou por que estou com sono. A única coisa que fiz foi dizer que durmo apenas para sonhar.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: