SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



terça-feira, 23 de julho de 2019

Palavra Solta - o dono do rio e o tubarão



*Rangel Alves da Costa


Raí é um moço de Poço Redondo, no sertão sergipano, que inventou ser o dono do Rio São Francisco, naquela parte que margeia a povoação ribeirinha de Curralinho, seu berço de nascimento. Achando-se dono, também se arvorou no direito de proibir muita coisa. Avisou que se eu chegar por lá, imediatamente manda me deportar pro outro lado do rio, pras bandas do Pontaleão. Mas a culpa é de Belarmino, que inventou ter encontrado um documento onde Raí é reconhecido como Régio Senhor do Rio e seus Arredores, El-Rey das Beiradas e das Serras, Imperador das Águas e Guardião das Carrancas Perdidas. Quer dizer, dono de tudo, de Curralinho e seus arredores. É por isso que RAÍ faz da calçada da Igreja do Conselheiro um trono e vai repetindo: “Tudo isso é meu, meu, meu...”. E quem quiser ir até lá tem de pedir autorização com antecedência. Menos eu, que estou perpetuamente proibido. E tudo isso porque certa feita eu postei uma fotografia com ele correndo por medo de uma piaba. E gritando: “Socorro, socorro, o tubarão quer me pegar!”.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: