SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 3 de outubro de 2010

QUANDO SUBO NA MONTANHA (Crônica)

QUANDO SUBO NA MONTANHA

Rangel Alves da Costa*


Montanha há em todo lugar. Penhasco, rocha, elevação, pequeno monte ou montanha, para onde os pés caminham faz pouca diferença, se o importante mesmo são os objetivos com que se procura a montanha e a visão dela que se quer ter de si mesmo, da vida e do mundo.
A Bíblia está erguida em cima de uma montanha e é por isso que a ela se refere tanto: "Em seguida, partindo dali, foi para a montanha que está ao oriente de Betel, onde levantou a sua tenda, tendo Betel ao ocidente e Hai ao oriente. Abrão edificou ali um altar ao Senhor, e invocou o seu nome" (Gn 12,8); "Ofereceu um sacrifício sobre a montanha e convidou seus parentes para comer. Comeram e passaram a noite na montanha" (Gn 31,54); "As bênçãos de teu pai sobrepujam as bênçãos das antigas montanhas, as aspirações das colinas eternas" (Gn 49,26); "Eu estarei contigo, respondeu Deus; e eis aqui um sinal de que sou eu que te envio: quando tiveres tirado o povo do Egito, servireis a Deus sobre esta montanha" (Ex 3,12); "Moisés subiu em direção a Deus, e o Senhor o chamou do alto da montanha" (19,3).
Mas nada comparado com essa montanha aqui, segundo descrita em Mateus 5, 1-16: "Vendo aquelas multidões, Jesus subiu à montanha. Sentou-se e seus discípulos aproximaram-se dele. Então abriu a boca e lhes ensinava, dizendo: Bem-aventurados os que têm um coração de pobre, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados! Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra! Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados! Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia! Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus! Bem-aventurados os pacíficos, porque serão chamados filhos de Deus! Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus! Bem-aventurados sereis quando vos caluniarem, quando vos perseguirem e disserem falsamente todo o mal contra vós por causa de mim. Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus, pois assim perseguiram os profetas que vieram antes de vós. Vós sois o sal da terra. Se o sal perde o sabor, com que lhe será restituído o sabor? Para nada mais serve senão para ser lançado fora e calcado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder uma cidade situada sobre uma montanha nem se acende uma luz para colocá-la debaixo do alqueire, mas sim para colocá-la sobre o candeeiro, a fim de que brilhe a todos os que estão em casa. Assim, brilhe vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem vosso Pai que está nos céus".
Subo a montanha cheio de alegria e fortalecido por estas palavras que carrego sempre como elixir único a me proteger das tentações da vida. Mas lá em cima certamente encontrarei outras palavras que são como salmos que povoam minha existência de peregrino nessa vastidão de campos.
E como é doce e bom sentir que lá em cima da montanha não preciso dizer sequer uma palavra senão senti-las em tudo que vejo ao redor e adiante, abaixo, lá em cima, em todo lugar e sempre.
Porque o vale verdejante ou árido que se estende adiante me diz que o bom caminhar do homem é independente da maciez ou das pedras que estão pela estrada, pois o verdadeiro passo é aquele dado na retidão dos objetivos bons que se quer alcançar e do progresso que terão esses objetivos alcançados.
Porque os azuis, os lilases e as brancuras que estão adiante no horizonte não são cores se o nosso olhar não souber enxergar a serenidade do negro que existisse, a paz na vermelhidão que existisse, o amor na indefinida cor se existisse, pois nosso olhar não faz as cores, mas se permite enxergar aquilo que o coração quer ver.
Porque tudo que há na vida e no mundo não existe se não valorizamos a sua existência. Tudo é o que é porque desejamos que seja assim. E então porque não desejamos o melhor, não sentimos o melhor e não fazemos tudo para que haja sempre o melhor em cada um e em todos?
Em cima da montanha, tudo isso é dito ao meu coração que acredita. Acredita porque existe uma montanha para onde sempre caminho para me encontrar, para refletir a vida e falar com Deus, pois o Senhor mora bem no alto dessa montanha!



Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: