SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 27 de outubro de 2010

ZEZINHO NO MUNDO E O MUNDO DE ZEZINHO – 8 (Conto)

ZEZINHO NO MUNDO E O MUNDO DE ZEZINHO – 8

Rangel Alves da Costa*


Assim que o ladrão arrancou-lhe violentamente o dinheiro das mãos, Zezinho saiu correndo no seu encalço e gritando: "Esse dinheiro é meu, esse dinheiro é meu, me dê de volta...".
Sem perceber, havia corrido muito e virado umas três esquinas e agora se encontrava num lugar esquisito, abandonado, com mato tomando conta de quase tudo. Não conseguia mais enxergar o ladrão à sua frente e, totalmente exausto, parou suado e entristecido.
Olhou para os lados e não viu ninguém, não conseguia enxergar um pé de pessoa, como costumava dizer. E agora, meu Deus, o que vou fazer se me levaram tudo?, se perguntou com lágrima nos olhos. Quem dera se as lágrimas pudessem esfriar a raiva e o ódio que sentia naquele momento.
Sentou no chão, colocou a cabeça por cima dos joelhos, mas não teve nem tempo de chorar em paz, de refletir sobre aquele momento de indignação e revolta. Sentiu tocarem no seu ombro e quando levantou o olhar se viu cercado por três moleques que tinham mais que o obro de sua idade.
"Aí garotão, estamos aqui pra agradecer pela bufunfa que tu emprestou a gente. Tu tava cheio da grana, hein moleque? Andou roubando também? Pode dizer onde tem um banco igual que a gente vai lá tomar emprestado. Agora levanta safado, que é pra fazer a entrega do resto da mercadoria...".
Depois de dar um chute numa das pernas do menino, puxaram-lhe pelo cabelo e o levantaram à força. E um dos três continuou falando:
"Mamãe é boazinha, hein, compra roupa de marca pra o moleque, tênis bonito, tudo chique, hein mano? Isso vai dar um bocado de trocado também. Furiba e Traquina, segurem o pivete que eu vou pelar ele todinho, vou tirar essa roupa e esse sapato e depois deixar ele só de cueca, e ainda com sorte de continuar vivendo. Segurem...".
Assim que Zezinho ouviu tais palavras, nem pensou duas vezes, pois buscou forças e saiu em disparada pelo descampado. Mas não correu muito e uma pedrada atingiu-lhe as costas, fazendo perder o equilíbrio e cair.
Só viu quando os três o alcançaram furiosos e começaram a lhe esbofetear de todas as formas, com murros, pontapés e até beliscões. Depois apagou de vez, cheio de marcas da violência na fragilidade de uma criança. Ficou ali desacordado somente de cueca, pois os marginais arrancaram-lhe tudo em segundos.
Foi o faro de um cachorro que denunciou a presença do menino ali ferido e desacordado, com o rosto virado para cima, as mãos e as pernas abertas como se estivesse morto. O animal começou a latir com mais força e mais insistência do que o costumeiro, e quando o seu dono foi até o local saber do que se tratava encontrou a lamentável cena.
Não demorou muito e uma ambulância chegou para prestar assistência. Logo no primeiro instante o socorrista percebeu que o caso era mais grave do que o descrito pelo senhor ao telefone. Não era questão de prestar os primeiros socorros ali mesmo no local, mas sim de removê-lo imediatamente para um hospital de urgência. E assim foi feito.
Já no amanhecer do dia seguinte, uma das enfermeiras em constante vigília percebeu que o menino, ainda de olhos fechados e apresentado espasmos momentâneos, começou a pronunciar palavras desconexas:
"Me dê a caneca mamãe", "O leite tá virando sangue mamãe, o leite não é branco não, é da cor de sangue mamãe", "Mamãe, me espere, não viaje agora não que eu vou também", "Mamãe, me espere que já tô indo", "Hoje vai chover porque o céu tá muito feio mamãe", "Me espere mamãe, que já tô indo...".
Coitadinho! Disse a enfermeira consigo mesma. E onde estará essa mãe que ele tanto chama?


continua...




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: