SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quarta-feira, 20 de outubro de 2010

SE ME CONTAR DIGO QUE É MENTIRA (Crônica)

SE ME CONTAR DIGO QUE É MENTIRA

Rangel Alves da Costa*


Existem coisas que por mais que venham nos contar com feição de seriedade e até jurando por tudo na vida, de tão estapafúrdias, aberrantes e descomunais que são, temos que dizer que só podem ser mentiras.
Muitas vezes chegam para nos dizer a mais pura verdade, o que realmente existe aos olhos de todos, mas ainda assim não queremos acreditar. E não queremos aceitar aquilo como verdade porque seria o mesmo que dizer, como dizem, que é fim de mundo.
Fim de mundo porque não é mais possível viver e conviver com tanta safadeza, tanta devassidão, tanta luxúria, tanto pecado, tanta covardia, tanta mentira, tanta traição, tanto tudo. E tudo o que há de pior.
Por isso, ninguém venha me dizer coisas desse tipo que cito a seguir que eu digo na cara que é mentira, não podem ser, que é fim de mundo.
Casaram ontem e hoje já estão brigando, com ela o chamando de corno safado, e ele qualificando-a de prostituta barata. Vão entrar na justiça por causa de um fogão e uma geladeira.
A filha de dezesseis anos chega a hora que quer em casa e ainda leva a tiracolo amiguinhos para dormir em casa, no mesmo quarto e na mesma cama. E os pais não dizem nada porque a filhinha está em idade de autoafirmação.
Os amigos e parentes já haviam alertado aos pais que o garotão andava entrosado com uma turma diferente, com hábitos diferentes e deixando de frequentar a escola. Os pais insistem apenas em dizer que Júnior é incapaz de fazer qualquer coisa errada e que por ele botam as mãos no fogo.
A filha não trabalha, não ganha mesada, não ganha renda nenhuma, mas só vive comprando roupas e joias, não para em casa e vive dizendo que vai chegar mais tarde porque tem encontro com amigos no shopping. E os pais ficam apenas admirados com tanta roupa e joias bonitas que a filha ganha.
O político passou na casa dela e ela pediu para toda a família votar nele porque ele garantiu que vai dar emprego pra todo mundo.
Eu prometo que se eleito a saúde vai ser de primeiro mundo, a educação vai ser do mundo superior, a segurança vai ser do mais superior dos mundos e a habitação não tem mundo que seja igual. E o outro dizia que isto é que político bom.
Assim que arrumou emprego, no primeiro mês que recebeu o salário passou a noite no cabaré e saiu de lá sem um centavo. Disse a esposa que havia sido assalto. No segundo mês fez a mesma coisa, e disse em casa que parecia que os ladrões já sabiam o dia que ele recebia o dinheiro. No terceiro mês quebrou tudo que tinha em casa porque disse que a mulher não estava acreditando nele nem nos ladrões.
E a velhinha disse que não tinha medo de ser assaltada quando saísse do banco porque os ladrões são humanos para com os idosos.
Todo mundo avisava que a mulher o estava traindo com Sicrano, Beltrano e este e aquele outro, mas ele dizia que só acreditava se ela tivesse a coragem de dizer isso na sua cara.
Todo mundo que é católico apanha numa face e ainda oferece a outra, assim, de mão beijada.
Os exemplos são muitos, mas se você quiser pode acreditar em todos eles. Eu não. E nem venha com conversinha, pois se me contar digo que é mentira.




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: