SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 7 de dezembro de 2018

Palavra Solta – conselhos



*Rangel Alves da Costa


Não gosto de conselhos. Acho um tanto de intrometimento no livre-arbítrio do outro, na sua liberdade de pensar e de agir. Ademais, como se diz, aconselhar o outro é fácil demais, bastando dizer que faça o que a própria pessoa não faz ou dizer que não faça, o que o aconselhador costumeiramente faz. Aquela velha história: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço. É como se o aconselhamento partisse de alguém que não erra, que não peca, que está acima de qualquer suspeita. Primeiro se olhe, se enxergue. Primeiro vá lavar sua roupa para chegar ao outro e dizer que avistou uma mancha. Primeiro vá cuidar em sua vida. Um espelho deveria servir de lição. Primeiro se olhe, se enxergue, se analise. E depois de muito procurar em si mesmo, continue procurando mais. Alguma coisa de ruim ou fora de lugar haverá de encontrar. Somente depois, somente quando aconselhar-se a si mesmo é que mais distante de aconselhamento do próximo deverá ficar. E assim por que um bom espelho sempre diz que ninguém é perfeito.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com

Um comentário:

Ana Bailune disse...

Só aconselho a quem eu conheço muito bem, e mesmo assim, quando pedem minha opinião. Caso contrário, observo e calo a boca.