SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



quinta-feira, 11 de maio de 2017

ESSA LINDA JUVENTUDE DE POÇO REDONDO


*Rangel Alves da Costa


É preciso falar também em coisas boas, bonitas, agradáveis. Deixemos, pois, e por enquanto, as mazelas de Poço Redondo de lado, para discorrer um pouco sobre um patrimônio nem sempre lembrado: a beleza da juventude poço-redondense.
Sim, pois Poço Redondo reconhecidamente possui uma juventude de inigualável beleza. Daí ser verdadeira toda a afirmação no sentido de que é um lugar de gente bonita, de rapazinhos e mocinhas nascidos na formosura, de jovens cuja compleição física sempre agrada ao olhar.
Os tempos são outros, é verdade. E é tendência mundial uma juventude mais bela, mais atraente, com maior simpatia. Houve um tempo que se dizia que menino sertanejo já nascia mirradinho, feiosinho igual vara seca e já envelhecido na primeira flor da idade. Mas os tempos são outros.
O sertanejo de hoje já nasce bonito, saudável, verdadeiro galã. Olhando os retratos de ontem em comparação aos de hoje, logo se verifica o bem que a modernidade e a medicina trouxeram às gestações e aos nascimentos. E nasce num dia e no outro já tá graúdo e bonito.
Se as diferenças são sentidas até mesmo por aqueles de mais idade e que convivem no lugar, que se imagine a quem de repente chega e encontra tanta mocinha e tanto rapazinho espalhando formosura. De hora pra outra, principalmente na região central, passa um grupo de meninas que a pessoa sequer sabe dizer qual é a de maior beleza.
Depois do entardecer, após a Praça da Matriz, seguindo pela rua da Câmara de Vereadores até a Praça Eudócia e arredores, tudo parece uma passarela por onde desfilam belas meninas e belos meninos. Meninos no sentido de dizer de uma fase da vida onde as simpatias afloram com mais pujança.
Também a vestimenta e o charme ajudam muito. Menina bonita em shopping da capital perde feio para o charme da juventude poço-redondense. Mesmo nas roupas que não são de grife, há um jeito de vestir e de combinar que fazem toda a diferença. Cabelos bonitos em rostos bonitos, roupas assentadas em corpos formosos, eis as diferenças.
De vez em quando passo naquela passarela depois do entardecer e fico verdadeiramente maravilhado com tanta moça bonita e tanto rapaz simpático na calçada da Câmara de Vereadores. Que estejam bebendo ou fazendo outra coisa, não importa. O que importa é que ali está espelhado o novo semblante de Poço Redondo.
E o novo semblante de Poço Redondo, como dito, é de formosura sem igual. São meninas e meninos tão bonitos que logo negam a noção de que a pobreza de um município transfere suas carências para os que nascem sobre o seu chão. E a tendência lógica é que a juventude tão bela de agora mais tarde gere filhos de igual ou maior beleza.
Noutro dia, ouvi de uma boca maldizente a tudo que essa juventude de Poço Redondo só quer aparecer. Quanta besteira ouvida. Essa juventude tão bonita de Poço Redondo tem é de aparecer mesmo, tem é de se mostrar mesmo, tem de esbanjar simpatia e beleza onde esteja. Cada menino belo tem de se orgulhar de sua beleza, cada menina linda tem de se regozijar de sua lindeza. E que se calem as bocas e as palavras pequenas.
E desse orgulho bom nascido em cada uma, que digam e repitam, e gritem: “sou sertaneja, mas sou formosa”. Ou ainda: Visto que não há flor mais bela que a flor do mandacaru é, pois, esta flor sertaneja que agora brota em cada menina moça, em cada moça menina de Poço Redondo.
Dádivas divinas, talvez. Num sertão de gravetos secos e folhagens murchas, as flores vão brotando pela cidade. Enquanto nos campos as formosuras se enfeiam pelas estiagens, pela cidade toda uma beleza pujante nos seus meninos e meninas.
Olhai como são belos nossos lírios. Então sorriam meus lindos e minhas lindas. Já sou planta ressequida de tempo, mas contente demais pelas flores que brotam tão belas e perfumadas no meu jardim sertanejo.


Escritor
blograngel-sertao.blogspot.com 

Nenhum comentário: