SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



domingo, 26 de dezembro de 2010

A SOLIDÃO E A ÁRVORE - 14 (Conto)

A SOLIDÃO E A ÁRVORE - 14

Rangel Alves da Costa*


Mas o que vai ser de mim daqui em diante, já que não posso ficar aqui e não posso voltar pra casa? Não é melhor eu fugir de vez pra bem longe? Foram as indagações que Maria fez à árvore amiga.
Encontre a resposta para suas perguntas respondendo ao seguinte: Você sabe onde fica sua casa? Por acaso sabe o que é o mundo lá fora e como ele lhe espera? Você se acha preparada, com a idade que tem, para seguir sozinha mundo afora?
Não, não e não!
Já que respondeu agora falo eu. Pode ter certeza que falta pouco tempo para que alcance a liberdade que tanto deseja...
Para fazer tudo que eu quiser?
Não, mas tudo que for conveniente fazer. E qual a liberdade que falo? Só pode ser a liberdade que tem as pessoas normais, que podem sair, conhecer pessoas e lugares, viver a vida...
Conhecer meninos bonitos também, assim como um que um dia eu sonhei, que vinha descendo das nuvens no cavalo encantado e que passou por mim e deu um sorriso?
Sim, conhecer meninos bonitos também e os da realidade, não apenas os dos sonhos. Linda como você é, não faltarão meninos bonitos para olhar pra você e se apaixonar...
E o que é se apaixonar?
É complicado explicar, até porque ninguém sabe dizer perfeitamente o que seja paixão. Quem já sentiu diz que é uma coisa maravilhosa que depois vai se transformando em sofrimento.
Não estou entendendo. Pode explicar melhor?
É difícil, já disse, mas vamos tentar. Aquela plantinha ali, por exemplo, começa a sentir que o seu coração bate mais apertado quando encontra ou vê outra plantinha. Ela está com vontade de namorar com a outra plantinha e por isso que o seu coração tudo faz para que isso dê certo...
Mas tem de querer namorar primeiro?
Nem sempre, pois as pessoas às vezes ficam apaixonadas sem namorar. Então, quando começam a namorar é preciso tomar cuidado para que o amor que um sente pelo outro não ultrapasse os limites da satisfação pelo relacionamento, pois quando um começa a querer que o outro viva exclusivamente para si é porque virou paixão.
E aí?
Aí é um problema, principalmente porque o outro nem sempre aceita querer ser dominado, deixando de ter liberdade de viver o seu mundo. É nesse momento que o apaixonado quer demais e o outro começa a impor limites que terminam com as piores consequencias possíveis...
Quais consequencias, por exemplo?
Consequencias como a cegueira da paixão, quando o apaixonado esquece sua própria vida para tentar a todo custo tomar para si a vida do outro; como a loucura da paixão, quando o apaixonado fica completamente louco porque está se sentindo rejeitado; e como a chamada paixão mal resolvida, que faz com que o apaixonado faça tudo para que o outro não seja feliz com outra pessoa.
E depois da cegueira, da loucura e da paixão mal resolvida, como fica a situação entre os dois.
Não é esse o momento ideal para lhe falar sobre essas coisas, mas antecipo que é sempre um final muito triste.
E Maria percebeu que a cabocla estava chorando ao falar estas últimas palavras. E perguntou o que estava acontecendo.
É que já fui vítima da paixão, mas deixe pra lá. Era tão bonito o danado do jacarandá. Se não fosse louco!...
E a cabocla disse em seguida que depois falariam mais sobre o amor, a paixão e outras coisas do coração, pois no momento tinham que resolver outros problemas.
E então perguntou se uma menina tão bonita como ela tinha coragem de fugir de casa mesmo sem estar preparada para o mundo.
Mas eu nem sei se sou bonita. Nunca mais me vi num espelho. Eu já lhe contei sobre os meus dois espelhos?
Eu já sei de tudo, Maria, já sei de tudo. Mas venha aqui mais pertinho de mim e faça o que eu mandar. Escolha no meu tronco um local que fique na altura do seu rosto e passe a mão, esfregando muitas vezes para ver o que acontece.
Então Maria começou a alisar, depois foi passando a mão com mais força e de repente percebeu que o local no tronco estava ganhando uma cor diferente, ficando lisinho e por fim surgiu o espelho mais bonito e brilhante que podia existir na face da terra.


continua...




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: