SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

A SOLIDÃO E A ÁRVORE - 15 (Conto)

A SOLIDÃO E A ÁRVORE - 15

Rangel Alves da Costa*


Mas é um espelho e estou me vendo nele! Disse uma Maria espantada e maravilhada.
Pois é, e como você mesma disse, é um espelho e todos os seus reflexos. Confirmou a umburana cabocla.
Se meu pai encontrasse esse espelho, será que ele iria quebrar?
Não, esse espelho não e nenhum outro espelho ele quebrará mais, mesmo que você tenha um pendurado em todos os cômodos de sua casa. Mas esse espelho que você está se mirando agora ele não pode nem enxergá-lo.
Por quê?
Porque esse espelho só pode enxergar as pessoas de bom coração, as pessoas que possuem pureza e inocência e ainda aquelas que eu quiser. Agora me diga como está se achando?
Sei apenas que deve ser eu mesma, pois parece com a mesma menina que se viu nos outros dois espelhos, aqueles que meu pai destruiu.
Você está se achando feia ou bonita no espelho?
Se eu conhecesse outras pessoas eu poderia dizer, mas não conheço e assim fica difícil. E se as outras meninas forem iguais a mim, aí não haverá mais feia ou menos feia, mais bonita ou menos bonita...
Mas não foi isso que eu quis saber. Eu perguntei se você gosta do jeito que é, com esse sorriso, esse olhar, os cabelos, a cor da pele, tudo que você está vendo...
Ah!, sim, gosto sim. Pelo jeito não sou enjoada não e pareço ser uma pessoa normal...
Normal você não é não, isso eu posso garantir. Você nasceu com uma estrela brilhante no seu destino, com um coração repleto de bondade e amor, como alguém que vai fazer do sofrimento sofrido um grito de liberdade, e não somente sua, mas de muitos...
E todas as pessoas não são assim não?
Quem dera em Deus, se ao menos um grão da humanidade fosse assim. Daí que as pessoas que você encontrará pela frente parecerão verdadeiros inimigos aos vossos olhos, rudes, embrutecidos, brigando entre si e querendo atingir a todos. Não serão todas assim, mas garanto que a maioria procura mais prejudicar o próximo do que conviver harmoniosamente com ele.
Mesmo assim eu vou gostar de conhecer essas pessoas...
Certamente você irá gostar de todos porque é esse o seu destino de luz. É por isso que você nasceu diferente para viver num mundo diferente do que você é. Sua ação terá o dom de modificar muito essa situação, bastando que as pessoas sintam no exemplo o encorajamento para também se transformar.
E quando tudo isso poderá acontecer, quando eu vou poder encontrar com pessoas, com muitas pessoas?
Tudo tem o seu tempo de ser, Maria. Tudo tem o seu momento de acontecer. As coisas simplesmente acontecem mais cedo ou mais tarde, mesmo que a gente em certo momento comece a desesperar e achar que nada de novo acontece debaixo do sol...
Espero que seja logo, pois quero começar a viver diferente. Mas aonde eu vou agora, quando sair daqui?
E começou a ser ouvido um barulho, que ia aumentando cada vez mais e estava cada vez mais próximo. Então a árvore pediu para Maria ficar em silêncio e falou baixinho.
É seu pai que se aproxima. Ele está te procurando e irá encontrar. Fique onde está e não tema que nada de ruim irá lhe acontecer. Não diga nada e silenciosamente volte para sua casa. Não tema que ele não irá lhe agredir nem xingar, isso eu garanto.


continua...




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: