SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

SOMBRA (Crônica)

SOMBRA

Rangel Alves da Costa*


Em primeiro lugar, é preciso saber onde está a sombra que estava ali há dois minutos atrás, até o sol ser encoberto pelas nuvens e começar um tempo parecendo que vai chover. Se não está mais ali, mas com certeza ela existe, então onde estará a sombra?
Todas as vezes que penso na sombra acho que vou enlouquecer. Por mais que eu me pergunte menos sei responder, pois a sombra indubitavelmente consiste num dos maiores mistérios da vida humana. Tenho a sombra como coisa misteriosa, assombrosa. Por outro lado, como espelho verdadeiro.
Quem achar que é exagero, darei as devidas explicações, ainda que eu mesmo ache que é impossível fazer você olhar a sombra, mesmo que seja a sua, de outra maneira. Antecipo, contudo, que falar sobre ela é supor, presumir, vez que nunca é olhada no olhar nem aparece com nitidez, quando muito uma escuridão maior ainda.
Pois bem. Como na vida há conceito para tudo, os estudiosos acharam por bem de dizer que a sombra é uma área escura formada pela ausência parcial da luz, proporcionada pela existência de algo que sobre ela incide; é um espaço sem luz, formado pela incidência de um corpo opaco entre ele e o objeto luminoso. Como visto, difícil de compreender.
Mas basta olhar a sombra para imaginar no que realmente ela consiste. Assim, nada mais é do que o reflexo da luz num objeto, formando uma outra existência desse mesmo objeto, em maior ou menor dimensão, cuja existência e permanência depende da continuidade da luz, da posição e do movimento do objeto.
Parece filosofia, mas não é não, é coisa sombria mesmo. Fato é que se o entendimento sobre a sombra se contentasse em vê-la apenas como o reflexo escuro que incide sobre os seres e objetos, não seria nada demais. O problema é outro. É acreditar, ou não, que a sombra possui vida própria.
Afirmo que a sombra possui vida própria porque relatos muito antigos não deixam mentir. Casos recentes também podem confirmar o que digo. Eu mesmo já tive diversas divergências com minha sombra, chegando ao ponto de discutirmos e até chegarmos às vias de fato. Outras vezes ela é apenas uma sombra, bondosa e carinhosa, muito mais eu do que eu mesmo.
Mas eu dizia sobre a vida própria das sombras nos registros antigos. Naqueles tempos remotos, onde as crendices e superstições possuíam valor absoluto, para que um guerreiro partisse para as batalhas tinha que ouvir, além do oráculo, a própria sombra. Ao erguer a espada em direção ao sol, se a sua sombra não estivesse na mesma posição não adiantava partir, pois era certeza de não retornar.
Os velhos sábios conheciam a longevidade das pessoas pelas sombras em determinadas horas do dia. Aproximavam-se delas e perguntavam se estavam dispostas a acompanhar aqueles indivíduos onde eles fossem e para o resto da vida. E a resposta delas vinha sempre quando apareciam, ou não, em lugares fechados ou com pouca luz.
Conheci um poeta que vive desde criança dialogando mais com sua sombra do que mesmo com as palavras e versos. Segundo ele, existe um problema fundamental nisso tudo e que precisava resolver com urgência. E dizia respeito a não deixar de forma alguma que a sua sombra ficasse sozinha quando estava trancado no quarto ou quando estivesse dormindo.
Verdade é que o amigo poeta acabou por me convencer. Hoje sei que é um perigo deixar nossa sombra sozinha quando estamos em um lugar com pouca luz. Pensamos que estamos sozinhos, pois estamos sem ela, e a deixamos do lado de fora. É nesse momento que ela pode se revoltar e sair por aí contando aos outros nossos segredos e dizendo que somos tão frágeis que precisamos de uma sombra para dizer que existimos e estamos em qualquer lugar.
Mas o pior não é nem isso. O pior é a força, o medo, o temor que ela nos impõe. Certo dia discuti com minha sombra e segui sem ela atrás de mim. Porém quando olhei adiante, numa esquina, percebi que havia uma sombra me esperando.
Ainda bem que o sol desapareceu nesse instante e a sombra sumiu.




Poeta e cronista
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: