SAIA DO SOL E DA CHUVA, ENTRE...

A morada é simples, é sertaneja, mas tem alimento para o espírito, amizade e afeto.



sábado, 10 de julho de 2010

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 41

EVANGELHO SEGUNDO A SOLIDÃO – 41

Rangel Alves da Costa*


Então Lucas começou a relatar todos aqueles passos após o entardecer do dia anterior, desde quando chegou da rua, colocou a chaleira no fogo, pegou a xícara de café e se pôs a caminhar em volta da casa e do barracão até ir sentar no tronco embaixo da árvore, que se falasse estava ali para testemunhar.
Disse dos passarinhos surgindo, dos animais estranhos aparecendo, da chuva e da aparição daquela luz diante de si e logo depois o anjo com suas palavras. Falou sobre o que ainda lembrava delas e do sonho que tivera, citando a escada se erguendo até o céu, os anjos e o Senhor dizendo do compromisso que alguém teria na terra. Por fim, falou que naquela madrugada, após ocorrer isso tudo, encontrou a porta do barracão aberta e aquela cruz já na parede.
O Padre Josefo ouviu tudo em silêncio e assim que o amigo terminou seu relato, e sempre com a cruz na mão, levantou, ficou pensativo por alguns instantes, dando voltas ao redor, e depois começou a falar:
- Tudo isso só vem a confirmar os meus pensamentos. Nada disso aconteceu por acaso, por mera coincidência da vida. Coincidência sim, mas divina, pois o Senhor age a partir de pequenos acontecimentos que vão se juntando em busca do objetivo maior. E qual o objetivo maior do Senhor com esse mosaico de coisas, com essa colcha de retalhos de situações, senão mostrar que está preparando você para ser um discípulo ativo para espalhar o bem neste mundo de tantas misérias, incompreensões e injustiças. E veja bem que o anjo veio anunciar, que a escada veio mostrar uma proximidade maior com as coisas do céu e esta cruz veio confirmar que terá de carregá-la simbolicamente na sua luta, no seu caminho como ser de bondade. Isto, contudo, meu bom Lucas, não significa que vá se tornar num fanático enlouquecido que saia por aí anunciando profecias, dizendo palavras irreconhecíveis para o povo e amedrontando-o muito mais do que pregando. Não significa que vá se tornar um religioso de batina para cumprir o seu compromisso maior. Não significa que tenha de aprender lições maiores nos corredores escuros dos seminários e mosteiros. Não significa que a religião e a religiosidade vão lhe transformar numa pessoa diferente do que é e avesso às coisas cotidianas, mundanas e até pecadoras. Não significa que deixe de namorar, que não possa casar e ter filhos. Não significa que vá mudar uma só vírgula no seu jeito de ser. Nada, nada, não vai mudar em nada, mas apenas unir o seu jeito de ser ao que vai lhe se ser ordenado fazer em certos momentos, pois não terás em mãos nenhuma cartilha ou manual sobre o que o Senhor exigirá que faça, mas coisas que surgirão para que demonstre que está apto para intervir em nome do bem e na defesa dos ensinamentos divinos. Assim, Deus agirá sobre você para que aja perante os seus filhos, perante o próximo, a partir de situações que ninguém sabe quando virão ou surgirão – E continuava com grande disposição no falar -. Mas tem uma coisa que é preciso que se esclareça logo e diz respeito ao preço que se paga por ser escolhido. E é aí que entra uma das simbologias da cruz, desta que está vendo aqui, significando que sua missão será cumprida com muito sacrifício e até sofrimento, pois todos os que agem em nome do Senhor são perseguidos por aqueles que não querem que o bem prevaleça sobre a terra e que abominam os que lutam para dar uma vida melhor para as classes mais desfavorecidas. E veja que não estou falando do coisa ruim não, mas de pessoas de carne e osso que estão entre nós. E disso você conhece bem. Pois então é isso meu jovem e espero que tenha entendido o que eu quis dizer, mas estou aqui para ouvir qualquer questionamento – Finalizou o padre, erguendo mais uma vez a cruz para analisá-la.
- Tudo bem, pois tudo ficou muito claro, mas nesse momento eu só queria saber que destinação dar a essa cruz? – Perguntou Lucas.
E o padre respondeu:
- Mandar urgentemente fazer uma réplica dela, construir uma igualzinha com madeira parecida, pois esta aqui não pode ser encontrada nesse lado do mundo. É preciso pedir ao artesão que copie os mínimos detalhes, com muito cuidado, de modo que possamos ver nela a original. Depois você deverá guardar esta aqui com muito cuidado, como algo familiar muito importante que lhe pertence, pois ela representa a prova de sua aliança com o Senhor. Se aqui na terra se fala em contrato, aqui estará o seu contrato com Deus, que sempre será reconhecido por Ele como firme e valioso a partir de cada ato, de cada cláusula cumprida no seu fazer cotidiano em nome do bem.
Nesse instante perceberam que um casal de idosos vinha chegando. Eram dona Marieta e seu Sebastião que tinham ido até o barracão tomar informações sobre quando começariam a aprender a ler e a escrever. Lucas explicou ao padre os objetivos deles ali e este afirmou:
- Eis, Lucas, parte de sua missão, do seu compromisso com o Senhor.


continua...





Advogado e poeta
e-mail: rangel_adv1@hotmail.com
blograngel-sertao.blogspot.com

Nenhum comentário: